Criar em rede Dispositivos de fronteira e repertório de controvérsias no projeto colaborativo de uma escola viva de educação infantil

Esta tese se configura como uma pesquisa exploratória que se ocupa do processo de produção de projetos de arquitetura com o objetivo de auxiliar o entendimento das suas implicações mútuas. Com relação ao ofício de projeto,se alinha com as abordagens participativas, entendendo participação como uma ação influente e não apenas como oitiva. Sobre o processo de pesquisa, recorre à abordagem sociotécnica ou sociologia das associações, que se contrapõe à “sociologia do social”, refutada sob o argumento de que o social não serve para explicar nada, devendo, ele próprio, ser explicado. Para os adeptos da sociologia das associações, o social é constituído pelas associações em rede de humanos e não humanos. Como materialidade, cartografa a rede sociotécnica Espaço Cria, uma escola privada de educação infantil localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua cartografia possibilita concluir que o ofício de projeto seja, em última instância, um ofício de pesquisa. A pesquisa procura seguir e mapear os movimentos e associações envolvendo os atores humanos e não humanos na rede Espaço Cria e algumas estabilizações temporárias das controvérsias que nela se produzem. Essas estabilizações resultam das negociações envolvendo os desejos, interesses, necessidades, resignações e resiliências, nem sempre performados com intencionalidade pelos diversos atores. Por fim, propõe uma reflexão sobre o papel do arquiteto nas redes do projeto-pesquisa, não como o criador, mas como um mediador privilegiado de um processo coletivo de criação.

LINK DA TESE

Data de defesa: 21/12/2021