TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E INFÂNCIAS: vivências das crianças nos percursos entre a casa e a escola

As disputas territoriais nas grandes cidades brasileiras estão ancoradas na desigualdade social. Nesse processo, as crianças são as mais prejudicadas pela dificuldade de acesso à rede de oportunidades educativas. Consequentemente, as brincadeiras nas ruas e o livre caminhar se mostram como o propulsor na leitura do território educativo. Nessa pesquisa buscamos analisar a influência e os efeitos da caminhabilidade a partir dos desafios das crianças nas experiências urbanas no percurso entre a casa e a escola. Para tanto, buscamos: enfatizar os processos de interlocução e escuta sensível com as crianças, de modo a contribuir com as políticas públicas e seu protagonismo sobre as decisões na cidade; compreender os aspectos socioambientais que influenciam a experiência urbana das crianças nos percursos entre suas casas e escolas, de forma a identificar as oportunidades educativas no território; analisar a influência e os efeitos da caminhabilidade na leitura do Território Educativo pelos agentes envolvidos na comunidade escolar. A estratégia investigativa foi qualitativa, com Abordagem Experiencial e multimétodos para a coleta de dados. No que se refere a área de estudo, foram usados os entornos das escolas públicas da Ilha do Governador (Rio de Janeiro/RJ). Dentre os principais resultados, apontamos a importância do caminhar autônomo e criativo para o empoderamento infantil e para sua formação cidadã, bem como a contribuição dos professores na leitura das oportunidades educativas, com destaque para as redes de confiança e articulações estabelecidas com os vizinhos. Por fim, consideramos que os percursos das crianças pela cidade podem ser considerados como modo de resistência, de atividade política e de contribuição à redução do adultocentrismo na sociedade.

LINK DA TESE

Data de defesa: 30/07/2021