SOB AS CURVAS DE GEHRY: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS ARQUITETÔNICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM O ESCRITÓRIO GEHRY PARTNERS

Esta tese tem como objeto uma reflexão sobre o ofício do arquiteto partindo da experiência com o escritório Gehry Partners. A pesquisa se desenvolve a partir de três aspectos gerais: a organização funcional geral do escritório; um histórico sobre a evolução do escritório através de projetos e eventos relevantes em sua trajetória e; uma descrição comentada de seu mecanismo projetivo. Uma investigação sobre a elaboração do projeto e da constituição da prática, em arquitetura, ao contrário do estudo da obra arquitetônica, exige que certas condições específicas sejam satisfeitas. A principal delas é a existência de um conhecimento operacional oriundo de um contato continuado com os métodos e instrumentos empregados por um determinado arquiteto ou oficina de arquitetura. A segunda, é que sua produção, filosofia de trabalho e aspirações profissionais estejam suficientemente documentadas de modo a fornecer parâmetros segundo os quais se possa refletir sobre as referidas práticas. Tomando como base o preenchimento dessas condições, apresenta-se o escritório Gehry Partners como fonte primária de pesquisa. Inicialmente, pelo fato de que a firma dispõe de um expressivo acervo de projetos (construídos ou não) e publicações (teses, entrevistas, livros etc.). Em segundo lugar, pela experiência de trabalho do autor, por três anos, como arquiteto no escritório. O trabalho pretende descrever a estrutura organizacional do escritório, suas equipes de projeto, suas ferramentas de trabalho e abordagem metodológica. Essas, examinadas sempre com relação à filosofia de trabalho de seu fundador – o arquiteto canadense/norte-americano Frank Gehry –, assim como suas inquietações e investigações formais empregadas no desenvolvimento de seu repertório arquitetônico. Ainda que se deva observar que o intuito central da tese não seria a confirmação ou o descarte de hipóteses específicas, as descrições e as análises propostas pretendem sustentar algumas premissas gerais. Primeiramente, o que se pretende expor não concerne um juízo de valor sobre a qualidade de seus projetos e obras, mas um argumento sobre a capacidade de um grupo de arquitetos em encontrar meios singulares de organizar sua prática e expressar suas ideias. Subsequentemente, pode-se argumentar que essa consciência do meio se construiu através de uma experimentação, deliberada e continuada, com diferentes plataformas de projeto, organizaçõesde pessoal e metodologias de trabalho. Esta dedicação, em última análise, traduz-se numa espécie de inteligência operacional que, em alguma medida, justifica a reputação adquirida pelo escritório ao longo dos anos. Ao evidenciar algumas facetas desse intenso investimento no projeto e seu meio, talvez seja possível extrair detalhes úteis à arquitetos e estudantes interessados num entendimento prático da arquitetura e que se configura a partir das técnicas e ações projetuais descritas no texto.

LINK DA TESE

Data de defesa: 28/07/2021