Teses e Dissertações

COLÉGIO ESTADUAL OLINTO DA GAMA BOTELHO: SUBSÍDIOS PARA UM PLANO DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

Dissertação de Mestrado Profissional

Dissertação de Mestrado Profissional

O Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho foi fundado na década de 1970 no bairro do Engenho de Dentro, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. A edificação fez parte do conjunto das oficinas de manutenção de vagões de trens da Trajano de Medeiros & Cia. E até o século XX dava apoio às atividades da extinta Rede Ferroviária S.A.. Com o passar dos anos, o prédio industrial em estilo eclético passou por mudanças de uso até se estabelecer como escola. Em 1996, o conjunto arquitetônico das Oficinas de Trajano teve sua importância histórica e cultural reconhecida através de seu tombamento provisório, título concedido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Entretanto, em 2005, seu título foi revogado propiciando mudanças na paisagem urbana do bairro, demolição das oficinas e a construção do viaduto da Linha Amarela junto à fachada principal do único edifício remanescente das oficinas. Estas transformações interferem até hoje na conservação da edificação provocando danos à sua integridade. O objetivo deste trabalho é fornecer subsídios ao desenvolvimento do Plano de Conservação Preventiva do colégio reconhecendo os valores atribuídos ao bem cultural, analisando o estado de conservação do edifício e identificando potencialidades para a proposição de estratégias de conservação preventiva. Sua elaboração consistiu no levantamento arquivístico, arquitetônico e fotográfico do imóvel, na revisão bibliográfica sobre o conceito de conservação preventiva e na análise de experiências nacionais e internacionais de uso do plano de conservação preventiva. A pesquisa foi fundamentada na necessidade de se compreender se a preservação desta edificação é possível e como isto pode ser feito sem que o tratamento dela ofereça mais ameaças ao bem cultural.Palavras-chave: Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho. Patrimônio Cultural. Preservação. Conservação Preventiva. Plano de Conservação Preventiva. 

Palavras-chave: Colégio Estadual Olinto da Gama Botelho. Patrimônio Cultural. Conservação Preventiva. Plano de Conservação Preventiva.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10927339

Data de defesa: 31/03/2021

Pessoa

  • Carla Maria Teixeira Coelho
  • Cláudia Carvalho Leme Nóbrega
  • Cláudia Suely Rodrigues Carvalho [Orientador(a)]
  • Mariana Cristina Rodrigues Felgas [Autor(a)]