Teses e Dissertações

UM PERCURSO ACESSÍVEL: REVITALIZAÇÃO DO MUSEU VIVO DO SÃO BENTO.

Dissertação de Mestrado Profissional

Dissertação de Mestrado Profissional

O Museu Vivo do São Bento é considerado um “Ecomuseu de Percurso”, situado na Baixada Fluminense, Município de Duque de Caxias. Neste ecomuseu, identificamos exemplares de edificações que narram histórias de diversas épocas, do município e do país, constituindo um memorial histórico. No caso estudado, encontramos construções, como um sítio arqueológico com sambaquis datados de 4.000 AP, passando por um Complexo Beneditino dos Séculos XVII e XVIII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e um Núcleo Colonial instituído por Getúlio Vargas em 1932. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento sobre os conceitos de ecomuseu de percurso, e demonstrar como a proposta de criação desse modelo de museu poderá contribuir para a manutenção do lugar de memória. E ainda expor que os conceitos de acessibilidade emocional são motivadores de uma acessibilidade plena e que juntas são ferramentas primordiais para a preservação do lugar de memória. Uniremos os conceitos pesquisados na elaboração de um projeto de revitalização do Ecomuseu de Percurso do Museu Vivo do São Bento. Utilizando metodologias que nos auxiliaram na percepção de ambiências sensíveis que são fundamentais para uma acessibilidade emocional e plena neste lugar de memória, pertencente a uma comunidade que luta para mantê-lo “Vivo”. Os resultados da pesquisa propõem uma análise projetual com interferências nos espaços livres, valorizando o Patrimônio Natural e Cultural, por meio da acessibilidade.

Palavras-Chave: 1. Ecomuseu de percurso; 2. Acessibilidade plena; 3. Acessibilidade emocional; 4.Museu Vivo do São Bento; 5. Lugar de memória; 6. Ambiência sensível 7. Museu de percurso.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10542964

Data de defesa: 18/03/2021

Pessoa

  • Alda de Azevedo Ferreira
  • Ana Lucia Vieira dos Santos
  • Cristina da Rocha Calvão [Autor(a)]
  • Ethel Pinheiro Santana [Orientador(a)]
  • Virgínia M. N. de Vasconcellos [Orientador(a)]

Curso

  • Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio