Colégio Pedro II – Campus Centro: a construção de um Plano de Conservação

Dissertação de Mestrado Profissional

O Colégio Pedro II foi fundado em 2 de dezembro de 1837, em homenagem ao Imperador-Menino, sendo o primeiro colégio de instrução secundária oficial do Brasil.Atualmente a edificação onde o colégio foi instalado originalmente abriga um de seus quatorze campus, o Colégio Pedro II -Campus Centro,e trata-se de uma importante construção localizada na Avenida Marechal Floriano, possuindo tanto uma riqueza arquitetônica quanto histórica.Em 1983 o bem foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.No entanto,apesar de sua grande relevância,o edifício encontra-se com grandes problemas relativos à sua estrutura física, nos seu quase 300 anos. Desse modo,configura-se como imperativo a construção de instrumentos para salvaguarda do bem e de seus valores, orientados pela premissa da preservação do patrimônio edificado, aliada ainda ao desenvolvimento sustentável e à gestão eficiente do patrimônio público. Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste na preservação do bem tombado para as gerações futuras, mantendo as condições físicas do edifício adequadas para o funcionamento do colégio, por meio do desenvolvimento de um plano de conservação que oriente medidas gerais para salvaguarda do edifício. Os principais métodos utilizados no trabalho consistiram no levantamento bibliográfico, embasado na revisão sistemática da literatura referente aos temas principais abordados na pesquisa, consulta a acervos que pudessem conter informações sobre a edificação e levantamentos in loco para medições e análises.Com isso, a proposta para o Plano de Conservação apresentada busca consolidar um material “didático”a ser utilizado na prática pela gestão da Instituição, de modo a prover sua salvaguarda de acordo com os princípios da preservação do patrimônio cultural material, estabelecidos pelo IPHAN.

Palavras-Chave: 1. Colégio Pedro II; 2. Conservação; 3. Patrimônio Material.

Data de defesa: 14/12/2020

• Cláudia Carvalho Leme Nóbrega [Orientador(a)]