EDIFÍCIO CAUDURO – ANTIGO HOTEL JANTZEN EM SANTA MARIA/RS: PROJETO DE INTERVENÇÃO E REQUALIFICAÇÃO

Dissertação de Mestrado Profissional

O Edifício Cauduro, mais conhecido como “antigo Hotel Jantzen”, está localizado na Avenida Rio Branco, centro histórico da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A edificação, Art Déco,de uso misto, comercial e hospedagem,construídoentre 1939 e 1941, representa um momento de auge do crescimento econômico e urbano de uma cidade no interior do estado. A construção e operação da via férrea, que ligava a região da fronteira do Brasil com a Argentina às grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, impulsionou a rede hoteleira de Santa Maria. Os visitantes que chegavam diariamente à cidade evidenciarama necessidade de uma estrutura hoteleira de qualidade.O Hotel Jantzen estava entre os melhores do interior do estado, tendo seus serviços comparados a grandes hotéis da épocaemPorto Alegre, Rio de Janeiro, Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Ao longo de seus poucos mais de 60 anos de funcionamento hospedou personalidades importantes, como o ex-presidente Getúlio Vargas. Em 1993o hotel fecha as portas, permanecendoaté hoje no abandono; tendo somente seu pavimento térreo em uso. A partir desta problemática pretende-se nesta dissertação apresentar a edificação do antigo hotel, suaimponentearquiteturaArt Déco, buscando em um projeto de intervenção e requalificação,devolvervida a uma edificação que representou um momento tão importante para a história de Santa Maria. A cidade possui uma vocação universitária por abrigar, além da Universidade Federal de Santa Maria, outrasduas grandes (importantes) Universidades, oque justifica o desenvolvimento de um projeto de moradia estudantil, integrandoo edifício a um uso urbano, com aproveitamento do seu espaço livre privado, no seu pátio interno, como novo percurso urbano e de lazer no centro histórico de Santa Maria.

Palavras-Chaves: Art Déco; Edifício Cauduro; Patrimônio; Intervenção; Requalificação.

Data de defesa: 26/11/2020

• Cláudia Carvalho Leme Nóbrega