Teses e Dissertações

Selecionando Arquiteturas: O consumo de imagens no Pinterest

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Com o rápido avanço tecnológico no mundo online, o Pinterest - destoando de todas as redes sociais - surgiu com o intuito de incentivar o compartilhamento de imagens. Dentro de uma grande variedade de temas, as fotografias de ambientes de morar são umas das mais procuradas pelos internautas. Para compartilhar as imagens presentes no site, o usuário é orientado a criar pastas para categorizar suas imagens. Sustentamos, em concordância com diversos autores explorados na pesquisa, que o internauta, ao selecionar as imagens com as quais ele se afeiçoa, é capaz de encontrar um estado de “daydreaming”, transportando-se para um lugar imaginado a partir dessas imagens. Assim, nos questionamos se o ato do devaneio e a seleção de imagens feita no site evidenciam as mudanças que estão ocorrendo em relação ao consumo de imagens de morar nos dias de hoje e se podem representar uma busca por metáforas da própria identidade do usuário. Para compreender a relação que os usuários possuem com as imagens postadas no site, a metodologia desta pesquisa baseou-se em abordagens da etnografia e da antropologia digital, sendo a coleta de informações feita por meio de questionário anônimo e online.

Palavras-Chave:1. Imagem. 2. Identidade. 3. Pinterest. 4. Casa. 5. Daydreaming.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8755357

Data de defesa: 29/03/2019

Pessoa

  • Cristiane Rose de Siqueira Duarte [Orientador(a)]
  • Juliana Queiroz Rego e Telles de Menezes [Autor(a)]
  • Maria Angela Dias
  • Rogério de Medeiros
  • Virgínia M. N. de Vasconcellos

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ