A qualidade da iluminação no ambiente hospitalar. Estudo de caso em enfermarias no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle na Cidade do Rio de Janeiro

São conhecidas diversas estratégias para promover o conforto lumínico nas edificações hospitalares. Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo as seguintes questões: [1] Quais são os elementos decisivos e que norteiam um projeto de iluminação do ambiente de saúde? [2] A iluminação artificial em LED causa danos ou prejuízos aos ocupantes em um ambiente de saúde? [3] Como as normas e recomendações de iluminação utilizadas no Brasil, na Comunidade Europeia e nos EUA, ABNT ISO 8995-1, ABNT NBR 15215, DIN 5035-3, DIN EN 12464-1, IESNA ANSI IES RP-29-16, LEED 2009 for Healthcare e WELL Building Standard V1, resultam em benefícios aos usuários dos ambientes de saúde? A partir das respostas destes questionamentos, foram elaboradas recomendações para a melhoria do conforto lumínico dos ocupantes do ambiente de saúde, visando a qualidade da iluminação aliada à eficiência energética. A metodologia do trabalho se desenvolveu a partir da revisão bibliográfica sobre luz natural e artificial;revisão bibliográfica integrativa; aplicação de questionário com teste de evocação livre de palavras (TEP) e escala de Likert aos associados da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Edificação Hospitalar (ABDEH); análise de conteúdo em entrevistas com Arquitetos e Lighting Designers com experiência na área de saúde;simulações computacionais de iluminação estáticas e dinâmicas através dos softwares AGI 32 e LICASO, em enfermaria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Os resultados revelaram a importância e os benefícios da luz natural nas atitudes dos profissionais de projeto de arquitetura através da teoria das representações sociais. Além disso, as simulações indicaram que a disponibilidade de luz natural e a iluminação artificial, quando adequadas às normas citadas, permitem a sincronização do ritmo circadiano,tendo como consequência o bem-estar dos ocupantes da edificação.

Palavras-Chave:1. Iluminação. 2. Ambientes de saúde. 3. Simulação computacional. 4. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - (HUGG) . 5. Ritmo circadiano.

Data de defesa: 27/05/2020

• Alexandre Gois de Andrade [Autor(a)]