Buenos Aires – Rio de Janeiro: O infraestrutural e uma experiência em duas escolas de arquitetura

A presente pesquisa pretende abordar a noção do infraestrutural sob três de suas definições, a saber: (1) suportes estritamente físicos; (2) suportes nos quais alternam condições físicas e relacionais, em um sentido topológico; (3) suportes puramente relacionais, entendidos como sistemas com ordens subjacentes em que a condição material é descartada. O interesse deste trabalho radica no trânsito operativo entre essas três definições e na adesão às teorias de campo do final do século XX, que observam sistemas e apresentam uma revisão do registro hierárquico dominante ao propor estruturas com lógicas “de baixo para cima”. O conceito do “infraestrutural ampliado” é aqui empregado como atitude operativa frente ao projeto de arquitetura, cuja aplicabilidade é discutida em distintos cenários e escalas. Para isso, definem-se dois estudos de caso em uma experiência analíticopedagógica em duas escolas de arquitetura: 1. O caso “Buenos Aires” analisa o edifício do Pavilhão 3 da Cidade Universitária da Universidade de Buenos Aires, que abriga a Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, FADU da UBA, a partir da identificação de seu atributo “singular-genérico”. Em contribuição à analise deste suporte físico – o próprio edifício – é feito um estudo acerca do suporte relacional “flutuante“: o sistema de 26 cátedras verticais que compõem a estrutura pedagógica e política da universidade. 2. O caso “Rio de Janeiro” tem como ponto central a experiência de ensino no ateliê de Projeto Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, FAU da UFRJ. A partir de uma abordagem projetual que transita em diferentes escalas e do emprego da técnica da colagem, este estudo de caso pretende se constituir como uma experiência operativa quanto aos suportes físicos e relacionais que estruturaram esta prática. Desta forma, a pesquisa é composta por um corpo teórico e por um corpo prático. Este é apresentado, aqui, nos anexos 1 e 2, que correspondem aos projetos e processos do ateliê, e no anexo 3, que corresponde aos modelos gráficos – todos condensam suportes da teoria e da prática.

Palavras-Chave:1.Arquitetura como infraestrutura 2. Conceito infraestrutural ampliado 3. Arquitetura como suporte fisico e relacional 4.Experiências de ensino de projeto urbano

Data de defesa: 31/10/2019

• Andres Martin Passaro