A questão antigo-novo nas intervenções arquitetônicas de João Mendes Ribeiro

João Mendes Ribeiro é um arquiteto português cuja obra arquitetônica construída apresenta vasta gama de modos de aproximações no que se refere ao tema da relação entre o contemporâneo e o antigo. Este trabalho investiga como o arquiteto, que também atua em cenografia, desenvolve poética singular em sua prática arquitetônica no que tange a questão “antigo-novo” enquanto, simultaneamente, se avizinha ao pensamento e método desenvolvidos pela Escola do Porto entre as décadas de 1950 a 1980, primeiramente sob a tutela de Fernando Távora e posteriormente a partir das experimentações do arquiteto Álvaro Siza. Este método está calcado na íntima relação com o sítio físico e, portanto, com o patrimônio edificado. Os eventos mais marcantes para a Escola do Porto se relacionaram com o patrimônio, de maneira que a prática arquitetônica e ações de conservação e restauro são discutidas em uma mesma plataforma comum, sem qualquer nostalgia do passado, nem do futuro, mas com respeito ao bem cultural. A prática arquitetônica da Escola, posteriormente difundida em todo o território português contempla a transformação amena dos tecidos históricos das cidades antigas, respeitando e valorizando a memória. No conjunto de obras construídas por João Mendes Ribeiro - formado em 1986 na Escola do Porto- o respeito ao passado se torna evidente na criação de nova obra que, sem se anular, consegue valorizar o sítio em que se insere buscando uma harmonia entre passado e presente. Mantendo e transmitindo os valores do passado, buscando seguir os princípios da restauração e conservação (mínima intervenção, reversibilidade, compatibilidade técnica e material). A sua prática nas artes cênicas lhe permitiu desenvolver um modo de aproximação com as obras do passado em que o novo permite a conversibilidade dos espaços da pré-existência em um “palco de ações” e confere ao bem cultural o caráter contemporâneo de transformação – ou, como declarado pelo arquiteto, de “mutação” - que torna possível a percepção do indivíduo de um passado-presente. A Casa de Chá em Montemor-o-Velho (Montemor-o-Velho,1997-2000); o Centro de Artes Visuais (Coimbra, 1997-2003); a Casa das Caldeiras (Coimbra, 1999-2008) e o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, 2007-2015) são obras arquitetônicas suas, onde o entrelaçamento entre arte, arquitetura e patrimônio é expressivo e, portanto, foram escolhidas para uma análise mais aprofundada de modo que se possa reconhecer sua poética singular – entre sua relação com o método cognitivo da Escola do Porto, a cultura arquitetônica e sua experiência especialmente em cenografia , ampliando a discussão sobre a aproximação do novo ao antigo.

Palavras-Chave: João Mendes Ribeiro; Antigo-Novo; Arquitetura Contemporânea Portuguesa; Patrimônio Arquitetônico; Crítica e Interpretação (Arquitetura).

Data de defesa: 05/08/2020

• Ana Paula Polizzo