Teses e Dissertações

A ESCOLHA TÉCNICA: Uma abordagem sobre a produção autogerida da moradia

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

A cada vez mais crescente crise urbana nas principais metrópoles traz na sua existência a capacidade de dilatar cada vez mais as diferenças sociais. Dentre as perdas desta camada da sociedade, a moradia digna figura como um dos pontos de interesse nas discussões acadêmicas que se especializam em construir narrativas para compreensão geral do problema e proposições que avancem em direção a uma condição mais equânime para a reprodução da vida. Muitas pesquisas narram processos de conquistas e derrotas de políticas públicas e movimentos de luta pela moradia. Todavia, ainda são poucos os trabalhos que criam pontes entre a apropriação técnica das forças produtivas em processos autogestionários de produção da habitação e o consequente processo de autonomização. Este trabalho busca, através de uma construção teórica da economia política e da filosofia da técnica, estabelecer relações entre percursos de técnicas apropriadas por coletivos e movimentos que operam na construção de ambientes habitados, experimentando técnicas, apropriando-se delas e reproduzindo estas experiências em regime de autogestão. No trabalho, são narradas três experiências: Uma em Duque de Caxias –RJ (Ocupação Solano Trindade do Movimento Nacional de Luta pela Moradia), outra em Campina de São Benedito, no Amapá, e uma terceira, no Assentamento Edson Nogueira, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), nos quais o processo de desenho está se dando após a experimentação das técnicas construtivas. Intenciona-se,com estas linhas,que elas sejam capazes de expressar a lógica do pressuposto contido nesta tese: na prática autogestionária da produção do espaço habitado existem probabilidades maiores de se viabilizarem situações de progresso e coerência técnica se comparadas aos processos hegemônicos, já que permitem com maior facilidade as interferências do meio.

Palavras-Chave: Tecnologia da arquitetura; Filosofia da técnica; Processos construtivos; Produção habitaconal; Habitação de Interesse Social.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9734929

Data de defesa: 06/04/2020

Pessoa

  • Adauto Lucio Cardoso
  • Fernando Cesar Negrini Minto [Autor(a)]
  • João Marcos de Almeida Lopes
  • Marcos Martinez Silvoso [Orientador(a)]
  • Mauro César de Oliveira Santos
  • Sylvia Meimaridou Rola

Linha de Pesquisa

  • Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade

Curso

  • Doutorado PROARQ