Caminho dos Ventos: A Percepção da Ventilação Natural em Ambientes para Internação Hospitalar

A presente dissertação de Mestrado apresenta como objeto de estudo o paradoxo entre a elevada aceitação dos benefícios do uso da ventilação natural no ambiente de saúde e sua baixa adoção nos projetos arquitetônicos. Dada a existência de um amplo consenso acerca da potencialidade da ventilação natural em ambientes terapêuticos, cabe compreender os fatores que influenciam a sua (não) adoção. A pesquisa encontra sua justificativa na potencialidade da ventilação natural como forma de promoção do conforto, contribuindo para o bem-estar e saúde dos usuários dos ambientes de internação hospitalar. E tem como objetivo identificar, a partir das percepções dos usuários de enfermarias de internação, elementos que possam favorecer, ou obstaculizar a adoção da ventilação natural, tendo em vista constituir-se em fator importante no que se refere ao conforto e à humanização dos ambientes de saúde. Para tanto o trabalho fundamentou-se em revisão da literatura que nos revelou um panorama histórico dos ambientes de saúde com recorte na ventilação natural. Para isso, foram selecionados dois hospitais como estudos de casos: o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e o Hospital Municipal Lourenço Jorge (HMLJ). A pesquisa se desenvolveu com a simulação computacional, entrevistas com usuários nos hospitais de estudo e medições com instrumentos de precisão. Para a análise de conteúdo das entrevistas utilizou-se de teste de associação livre de palavras (TEP)e escala de Likert. Os resultados indicaram que houve correlação entre as atitudes dos entrevistados, com os índices de conforto adaptativo normatizados pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado na ASHRAE 55 Standard:2017. Conclui-se que é possível o uso da ventilação natural em alguns meses do ano em cidades de climas quentes em ambientes de internação, entretanto, é necessário um estudo detalhado do caminho dos ventos e do conforto subjetivo dos usuários.

Palavras-Chave:1. Arquitetura hospitalar;2. Ventilação natural;3. Conforto ambiental.

Data de defesa: 28/05/2020

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade