Eficiência energética e conforto térmico em habitação de interesse social certificada: Caso do edifício HAB 2

A eficiência energética de uma edificação é relevante em diversos aspectos, dentre eles destacam-se: Oferecimento de maior conforto aos usuários com o menor gasto energético possível, melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no ambiente e contribuição para sustentabilidade no âmbito da construção civil. Em se tratando de edificações residenciais, a eficiência energética ganha papel proeminente nas construções voltadas para habitação de interesse social, por possibilitar a redução dos gastos dos moradores com despesas relativas ao consumo energético e aproveitar condicionantes climáticas para o conforto, especialmente o térmico. Desde 2010, com a criação da certificação socioambiental, denominada Selo Casa Azul, pela Caixa Econômica Federal observou-se um número relevante de construções destinadas a habitação de interesse social certificadas, levando a tendência de habitação sustentável para o contexto das habitações populares. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetiva identificar o potencial, em termos de eficiência energética e de conforto térmico, que o Selo Casa Azul pode atribuir a uma edificação neste perfil. O edifício selecionado como estudo de caso é edifício HAB 2, localizado no Morro da Babilônia, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. O referido edifício foi um dos resultados do Programa Morar Carioca Verde, implementado pela prefeitura na comunidade. Foi financiado pela Caixa Econômica federal e certificado pelo Selo Casa Azul em nível ouro em 2012, sendo a primeira edificação destinada a habitação de interesse social a conquistar uma certificação ambiental na cidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, além do levantamento de aspectos de projeto relativos ao partido arquitetônico adotado, realizou-se um levantamento dos principais critérios alcançados pelo edifício para obtenção do Selo em nível ouro. Para a avaliação do desempenho energético da edificação, aplicou-se os parâmetros estabelecidos no Regulamento Técnico de Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R) do PROCEL-edifica, nos métodos prescritivo e de simulação. Ademais, aproveitando as simulações computacionais realizadas, foram extraídos dados de temperatura interna das unidades habitacionais para verificação do conforto térmico proporcionado aos usuários do edifício, segundo diretrizes da NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho e da norma ASHRAE Standard 55 de 2017. Como resultado, o edifício HAB 2 apresentou todas as unidades habitacionais em classificação de nível B no método prescritivo RTQ-R, obtendo nota final também B. Na avaliação conforme a NBR 15575, todos os ambientes avaliados alcançaram o nível de desempenho mínimo, e na avaliação da norma ASHRAE, o edifício alcançou conforto térmico na maioria das horas do ano. Considerando os resultados obtidos, depreende-se que o edifício HAB 2 foi bem avaliado tanto em termos de eficiência energética quanto em termos de conforto térmico e ainda, tende a apresentar melhor desempenho energético do que térmico.

Data de defesa: 07/11/2019

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro [Orientador(a)]