Teses e Dissertações

As unidades de paisagem do COREDE Norte, RS: contribuição metodológica para o entendimento da rede de cidades pequenas

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

A paisagem é entendida como um conjunto de elementos constituídos pelo suporte geobiofísico e pelas atividades antrópicas resultantes dos valores e anseios humanos. Esta pesquisa propôs identificar e analisar as unidades de paisagem de um recorte geográfico ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul(Corede Norte), através dos processos geobiofísicos, sociais e culturais e das inter-relações estabelecidas entre o espaço rural e o espaço urbano das cidades pequenas. Os métodos aplicados no estudo de caso foram: revisão bibliográfica, procedimentos cartográficos, análise de agrupamento, percursos comentados, passeios sonoros, leitura visual e estímulos cromáticos. As análises demonstraramque a região é diversa no âmbito da paisagem estrutural, quanto aos processos geobiofísicos, e, por isso, há necessidade de conformar unidades de paisagem diferentes daquelas instituídas pelo Estado. Os efeitos antrópicos na paisagem têm relação com os processos socioeconômicos que se desenvolvem no território, sendo que esses atuam em diferentes escalas espaciais e temporais, produzindo efeitos diretos sobre a estrutura física da paisagem. A partir das dimensões cultural e ambiental foi possível definir uma rede de paisagem cultural, como uma proposta de integração entre as paisagens estruturantes e antrópicas. Foi constatado que a paisagem está refletida nos dados socioeconômicos. Nas cidades pequenas, a população encontra sustento nas atividades agrícolas, o que explica o maior número de residentes no campo. Ocorrem significativas diferenças entre a paisagem da porção Norte e da porção Sul da área de estudo, ocasionadas pelas condições geobiofísicas, com destaque paraa forma urbana e para as distintas interações entre as unidades de paisagem cultural e o espaço rurale urbano.

Palavras-chave: 1. Paisagem cultural;2. Atividades antrópicas;3. Processos geobiofísicos;4. Interescalaridade;5. Percursos comentados.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9807839

 

Data de defesa: 22/12/2020

Pessoa

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego [Orientador(a)]
  • Andréia Saúgo [Autor(a)]
  • Danielly Cozer Aliprandi
  • Maria Angela Dias
  • Noêmia de Oliveira Figueiredo
  • Vera Regina Tângari
  • Virgínia M. N. de Vasconcellos

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • DINTER PROARQ