O Processo de projeto de edificações segundo a legislação de licitações brasileiras: Avaliação pós-construção de edifícios de Universidades Federais

Tese

As contratações de projeto ou construção de edificações públicas no Brasil são subordinadas à legislação de licitações que estabelece diretrizes e regulamenta os processos de seleção de fornecedores. A legislação brasileira de licitações vem sendo construída e reformulada desde o ano de 1862, mas continua sendo objeto de debates e interesse socioeconômico. Ao regulamentar os processos de seleção de fornecedores, a legislação interfere nos próprios métodos de desenvolvimento de projetos e construção. Neste estudo, são retratadas as possíveis configurações da divisão do trabalho permitidas para a contratação da construção, baseadas nas modalidades de licitação: com o emprego do anteprojeto, projeto básico ou executivo, desenvolvidos pela equipe interna e/ou por profissional/equipe externa (contratada). Estas alternativas de execução foram combinadas e sistematizadas como modelos organizacionais das etapas de planejamento, projeto e construção (métodos organizacionais da construção). Estes modelos são empregados nesta pesquisa como referência para avaliar a integridade do processo de projeto de edificações e mensurar seus efeitos no desempenho das construções. Para tanto, analisou-se os edifícios de universidades federais sul brasileiras, construídos entre os anos de 2003 e 2019. Nestas instituições, foram averiguadas as estratégias de contratação e organização adotadas, e realizada uma avaliação pós-construção de seus edifícios. A pesquisa possibilitou constatar que os projetos de edifícios são reiteradamente modificados ou aperfeiçoados durante a construção ou mesmo, após a entrega da edificação, demonstrando que, o domínio do processo de projeto deveria avançar para além do desenvolvimento de seu produto (modelo da edificação). Observou-se também, que a legislação brasileira de licitações limita ou impede a participação de construtoras na etapa de projeto, o que diverge das recomendações de estudos mais recentes sobre processo de projeto. Entende-se que, é preciso aprimorar para uma legislação de licitações que priorize a elaboração de projetos de qualidade, completos, e possibilite o progresso contínuo do processo de projeto de edificações.

Data de defesa: 02/07/2020

• Aline Pires Veról