Estilo Patrimônio: formação e consolidação de uma identidade nacional em São João del-Rei, Minas Gerais

No início do século vinte os debates em torno do Patrimônio Histórico passarampor ampliações, e com isso surgiram desafios em relação às políticas e critériospara a preservação dos bens culturais. No Brasil, tais discussões enfatizaram-se a partir da década de 1930 com a construção do 'novo homem brasileiro'.Entretanto, ainda hoje, grande parte dos estudos sobre a construção da ideia depreservação em nosso país gira em torno da atuação do Instituto do PatrimônioHistórico e Artístico Nacional - IPHAN, criado em 1937. É este o quadrotemático em que se insere esta dissertação, onde busca-se discutir aconsolidação de uma identidade nacional na cidade de São João del-Rei, MinasGerais, por meio do estilo patrimônio. Considera-se, para tanto, a atuação dosarquitetos Lucio Costa, Sylvio de Vasconcellos, Augusto Carlos da Silva Telles,Arthur Arcuri e José de Souza Reis, principais personagens envolvidos nasintervenções ocorridas na cidade mineira, inseridos em um recorte temporalentre 1938 e 1979, entre o tombamento da núcleo central e a última intervençãoem estilo patrimônio identificada. A análise de relatórios de obras ecomunicações internas disponíveis no Centro de Documentação e Informaçãodo IPHAN em Belo Horizonte e em seu Arquivo Central no Rio de Janeiropossibilitou o entendimento da visão desses profissionais sobre o centrohistórico são-joanense, compreendido à sua imagem de núcleo 'legitimamentebrasileiro', formador da nação. Desse modo, foram identificadas edificaçõessituadas na área tombada que sofreram alterações (orientadas por estesagentes) visando a eliminação dos elementos fachadísticos em estilo eclético, afim de lhes impor forma e aspectos predominantes da arquitetura colonial,configurando uma cidade-cenário. Considera-se aqui: a forma como foramtransformados os centros históricos mineiros, São João del-Rei entre esses, em'genuínos' representantes da arquitetura brasileira; casos de alteraçõesarquitetônicas no núcleo histórico são-joanense; a formação e a hegemonia deuma identidade segregadora; a escolha de um estilo representante da naçãoexpressa na demolição em massa da arquitetura eclética.

Palavras-Chave: Estilo patrimônio; Arquitetura eclética; Arquitetura modernista; IPHAN; São João del-Rei.

Data de defesa: 28/02/2019

• Analucia Thompson