ALÉM DA ROTA ACESSÍVEL: PROJETO DE ACESSIBILIDADE APLICADO À REVITALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CONSOLIDADO DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT

Dissertação de Mestrado Profissional

O presente trabalho trata da relação entre acessibilidade e revitalização do patrimônio edificado em áreas históricas. Para a concatenação da fundamentação teórico - conceitual busca responder à seguinte questão: Qual o tratamento dado à adaptação da acessibilidade ao patrimônio histórico e cultural e como a arquitetura pode ir além da proposta tradicional de acessibilidade aos ambientes físicos? Tem como objetivo questionar o processo de adaptação de monumentos culturais visando à implementação de rotas acessíveis em projetos de arquitetura em patrimônios culturais, a fim de identificar como tais rotas alteram a configuração ambiental e a forma como tais intervenções podem contribuir para uma melhor relação entre usuário - edifício a partir de condicionantes de ordem sensorial. A metodologia está dividida em três etapas, a primeira consiste no estudo de três grupos: Grupo 1 - Referências sobre os aspectos físicos da arquitetura como patrimônio edificado e a adaptação para a acessibilidade às pessoas com deficiência; Grupo 2 - Referências sobre os aspectos subjetivos da arquitetura; Grupo 3 - Apresentação de projetos de intervenção arquitetônica em patrimônio histórico onde foram manifestadas preocupação com a acessibilidade. A segunda etapa consiste na pesquisa sobre o estudo de caso sobre o Instituto Benjamin Constant – IBC. A terceira etapa utiliza a ferramenta percursos comentados. Como produto final é apresentado como exercício prático o projeto de intervenção cujo objetivo é uma melhor condição de acessibilidade associada a melhores condições para que o público, em especial as pessoas com deficiência visual, tenham melhores condições de percepção ambiental, com tratamento paisagístico de áreas ao ar livre e projeto de rota acessível, com mais conforto e segurança.

Palavras-chave: acessibilidade no patrimônio cultural edificado; rota acessível e projeto de arquitetura inclusiva e percepção ambiental.

Data de defesa: 30/11/2015

• André Fernandes Gomes da Silva [Autor(a)]