DA DES-TOPIA AO COMPLEXO EDUCACIONAL: projeto de requalificação da Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo

Dissertação de Mestrado Profissional

O processo de preservação de edifícios considerados relevantes em um contexto cultural passa por um conjunto de abordagens de ordens teóricas e técnicas, de modo a estruturar uma linha conceitual, uma proposta condizente com o estado da arte e um determinado tipo de intervenção. Este processo passa, dentre outras questões, por algumas análises do bem. Dentro de tais, podemos citar a transformação da paisagem, a estrutura morfológica, os aspectos funcionais e históricos, bem como suas subdivisões. Nesta dissertação trataremos de alguns campos dessas análises e, baseados nelas, proporemos algumas soluções para a requalificação da Fazenda Engenho Novo, um conjunto de edifícios e espaço livre arborizado tombados pelo Estado através do INEPAC, localizado no município de São Gonçalo, RJ. Reconhecida principalmente por ter sido residência do Barão de São Gonçalo, a Fazenda Engenho Novo foi grande produtora agropecuária nos sécs. XIX e XX, tendo suportado economicamente a região e trazido habitação periférica. Datada de antes de 1830, os edifícios mantiveram-se consideravelmente preservados até aproximadamente 1993, quando foram desapropriados para fins de tombamento, até seu quase arruinamento em 2011. A dissertação utiliza as análises de sua rápida modificação compositiva para apontar a viabilidade da proposta de uma escola técnica rural para o local arruinado, gerando novas dinâmicas de uso que podem ser benéficas para toda uma comunidade local, por meio de metodologia de apoio baseada em instrumentos qualitativos de inferência do local e da comunidade. Os resultados finais demonstram a viabilidade da escola técnica rural por sua promoção do desenvolvimento local através da qualificação de jovens em áreas do conhecimento ligadas as uma atividade tipicamente local, a agropecuária. Além disto, o programa também promove educação patrimonial e salvaguarda as memórias locais e o valor de comunidade.

Palavras-chave: Fazenda Engenho Novo; requalificação; escola rural; paisagem; São Gonçalo.

Data de defesa: 27/09/2018

• Claudia Baima Mesquita