A escolha do ponto de vista na perspectiva: Estudo de caso nos três momentos de síntese do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ

Este trabalho tem como objetivo a valorização do posicionamento do ponto de vista num desenho em perspectiva na apresentação de objetos arquitetônicos, visando seus aspectos formais, quer seja feita pelo processo manual analógico ou digital. No decorrer da história, a perspectiva assume diversos significados: de metafísico a geométrico; torna-se um dos marcos do Renascimento; migra para as ciências, ultrapassa a Revolução Industrial e a era da modernidade; e finalmente chega ao mundo computadorizado. Dentro do panorama histórico foram estabelecidas as relações da perspectiva com a ótica e a fotografia, e no contexto atual, as relações dos programas gráficos digitais com o cone ótico, e com a malha perspectiva. As mudanças advindas da inserção da gráfica digital nos cursos de arquitetura trouxe a reflexão sobre a abordagem dos métodos de ensino da perspectiva. Foram escolhidas como estudo de caso as perspectivas dos trabalhos acadêmicos dos três momentos de síntese da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de trabalhos de arquitetos contemporâneos que têm na perspectiva seu destaque profissional. A metodologia consistiu de revisão bibliográfica, pesquisa documental, e pesquisa de campo com entrevistas não estruturadas, levantamento de material e análises comentadas sobre as perspectivas.

Palavras-chave: perspectiva; ponto de vista; cone ótico; deformação da imagem.

Data de defesa: 04/08/2014

• Alberto Britto Sanches Fernandes [Autor(a)]