Teses e Dissertações

O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

O presente trabalho se insere no âmbito dos estudos que se dedicam a investigar tentativas de se projetar espaços mais próximos das necessidades dos usuários através de processos de projeto inclusivos e participativos, que vêm sendo aplicados tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Dentro deste cenário, a pesquisa em questão tem como objeto de estudo o processo de elaboração do projeto arquitetônico das casas do assentamento rural Vida Nova, localizado no município de Barra do Piraí (RJ), que faz parte do programa de Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O projeto foi realizado pela cooperativa Cooperar através do programa de Assistência Técnica Social e Ambiental (ATES) promovido pelo INCRA-RJ nos anos de 2010 e 2011, quando foram elaborados projetos arquitetônicos para as 25 famílias residentes no assentamento. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do processo implementado com vistas a fornecer subsídios para que possam ser elaboradas propostas metodológicas mais adequadas ao caso apresentado, que sirvam de base para profissionais que queiram incluir a participação dos usuários e comunidades nos processos de projeto. Para isso, com a ajuda de autores que se debruçaram sobre o tema, o caso é revisto a partir de quatro dimensões de análise: o método do projeto participativo empregado; a forma de comunicação utilizada para o projeto; a observação sobre a participação dos usuários e a postura do arquiteto no processo de projeto; as avaliações pré-projeto e pós-ocupação, analisando-se o objeto projetado e a casa construída.

Palavras-chave: projeto de arquitetura; planejamento participativo; métodos de projeto de arquitetura; habitação rural; habitação social.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/819712.pdf

Data de defesa: 01/04/2014

Pessoa

  • Gerônimo Leitão
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Jonathas Magalhães Pereira Silva
  • Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
  • Rodrigo da Cunha Nogueira [Autor(a)]
  • Vera Regina Tângari [Orientador(a)]

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ