A Certificação LEED na arquitetura escolar: reflexões sobre a Escola Estadual Erich Walter Heine

Esta dissertação é fruto de anos de trabalho desenvolvido diretamente com as escolas do ensino público da rede estadual do Rio de Janeiro que culminou com o desenvolvimento do projeto da Escola Estadual Erich Walter Heine, um exemplar da Escola Catavento. A unidade está localizada em uma comunidade carente do bairro de Santa Cruz no Município do Rio de Janeiro e tornou-se a primeira unidade escolar pública na América Latina a obter a certificação SILVER LEED SCHOOL do World Green Building Council (WGBC) em agosto de 2012. Vale ressaltar que, na época, registradas, existiam apenas 120 (cento e vinte) unidades no mundo, sendo 118 (cento e dezoito) deles nos Estados Unidos, 01 (um) na Europa e outro na Ásia. Sendo assim, a dissertação relata alguns aspectos precedentes à Escola Catavento, considerando as suas motivações e em que cenário a Educação Estadual Pública no Rio de Janeiro se encontrava na época. Em seguida, é apresentada uma análise de seus aspectos sustentáveis, desenvolvidos em sua concepção original em 2004. Nesta época seus autores ainda desconheciam a certificação LEED e, durante a criação do projeto de arquitetura em 2004, foram consideradas apenas os conhecimentos aplicados às áreas de conforto ambiental, eficiência energética e alguns aspectos sócio ambientais. Em seguida será apresentada uma análise detalhada do processo de certificação LEED da terceira versão da Escola Catavento, a Escola Estadual Erich Walter Heine e são revisados item a item, com comentários de como foram as ações para a obtenção dos pontos de cada quesito oferecido pela certificação americana. Após esta análise também são comentadas as ações em projeto que não participaram do processo de certificação e que, ainda assim, contribuíram para alguns resultados interessantes neste primeiro ano de funcionamento da escola.

Palavras-chave: sustentabilidade; arquitetura escolar; leed school.

Data de defesa: 03/03/2014

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade