Cartografando o ensino de projeto de arquitetura

Esta tese tem como tema o ensino de projeto de arquitetura. Explora as possibilidades de entendimento do processo de projeto como um coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo configurado pela associação de humanos e não-humanos. Toma como pressupostos teóricos os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e os fundamentos da Teoria Ator-rede a partir dos argumentos de Bruno Latour, John Law e Michel Callon. Tem como objetivos identificar possíveis relações entre os fundamentos da Teoria Ator-rede e o ensino de projeto de arquitetura, mapear as relações e interações no ateliê de projeto e discutir as práticas de ensino-aprendizagem adotadas nas disciplinas de projeto das escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil nos últimos 30 anos. Utiliza como principal estratégia metodológica a Cartografia das Controvérsias, proposta por Bruno Latour, para explorar as controvérsias produzidas nos artigos publicados em todas as edições do Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura; para subsidiar a observação realizada na investigação de campo no ateliê de Projeto de Arquitetura IV do Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Lisboa; e para apresentar o relato do acompanhamento do trabalho de equipes de estudantes em uma atividade extracurricular denominada de Projeto Relâmpago, realizada na mesma instituição de ensino portuguesa, em que os alunos foram desafiados a elaborar, em uma semana, o projeto de uma Colônia Lunar: instalação permanente para 50 a 500 pessoas na Lua. Tanto a (re)leitura dos artigos relacionados ao ensino de projeto de arquitetura no Brasil quanto as investigações de campo no exterior pretendem apresentar o ensino de projeto de arquitetura em ação e contribuir para modificar a visão de que o projeto de arquitetura é algo fechado em si mesmo, um produto acabado, e passar a entendê-lo como um processo instável e dinâmico.

Palavras-chave: Projeto de arquitetura; Ensino; Teoria Ator-Rede.

Data de defesa: 03/02/2014

• Cultura, Paisagem e Ambiente Construído