Teses e Dissertações

A capitalização da experiência do uso do ambiente construído: contribuições da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho. Estudo de caso realizado em um Hospital-dia VIH

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

O objetivo é mostrar que o processo de avaliação do ambiente construído na fase da mudança possibilita capitalizar a experiência em momentos distintos, evidenciando vivências e percepções diferenciadas do mesmo ambiente, o que viabiliza diagnósticos mais refinados de certas situações de utilização. Além disso, possibilita mostrar que a fase da mudança oferece situações de referência, cuja análise gera informações que podem enriquecer o processo do projeto e o diálogo entre arquiteto e ergonomista. Entende-se a fase da mudança como um período iniciado com os preparativos para desocupar determinado ambiente construído, até então ocupado, e ocupar um outro ambiente construído projetado. Trata-se de um período de transformação em que os usuários carregam suas experiências anteriores de uso para o novo ambiente a ser ocupado, necessitando manter algumas delas, ajustar outras e desenvolver novas experiências. Esta tese pretende demonstrar a hipótese de que, sendo a experiência do ambiente construído algo que se desenvolve no tempo, a inclusão da fase da mudança no processo de avaliação permite obter informações e capitalizar experiência dos usuários. Essa hipótese é desenvolvida a partir das contribuições teóricas, conceituais e práticas da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho aplicadas em estudo de caso em um hospital-dia VIH. Os resultados mostram que conhecer de forma sistemática o que se passa na fase da mudança traz consequências práticas de naturezas diferentes, a curto, médio e longo prazo, que permitem propor soluções para remediar inadequações do ambiente construído, compreender como se desenvolve o processo de concepção arquitetônico e capitalizar a experiência dos usuários e a experiência dos especialistas.

Palavras-chave: Experiência do uso; fase da mudança; processo projetual. Avaliação Pós-Ocupação; Análise Ergonômica do Trabalho; Hospital-dia VIH. 

http://objdig.ufrj.br/21/teses/749344.pdf

Data de defesa: 17/08/2010

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ

Pessoa

  • Francisco de Paula Antunes Lima
  • François Daniellou [Orientador(a)]
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Iara Sousa Castro [Autor(a)]
  • Jorge Azevedo de Castro
  • Pascal Bélguin
  • Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]