Teses e Dissertações

Premissas projetuais para ambientes da educação infantil: recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horiozonte, MG

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Esta tese focaliza a qualidade dos ambientes da educação infantil. Os fatores que justificam o tema de estudo foram o crescimento do número destas instituições e o fato de grande parte de suas edificações não serem adequadas/adaptadas para atender às necessidades de seus usuários, bem como a verificação de que há pouca literatura existente sobre ambientes da EI, relacionado com o dimensionamento, processos construtivos e conforto ambiental. Assim, o objetivo principal do trabalho é integrar conhecimentos das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Educação e Meio Ambiente, para produzir recomendações projetuais de ambientes para a EI. A hipótese de trabalho integrada as questões ambientais e político-pedagógicas no projeto de ambientes educacionais, incorporando a experiência do observador e dos usuários ao vivenciar a instituição de educação infantil, pode vir a configurar uma nova dimensão qualitativa para o conjunto de diretrizes projetuais, na medida em que apóia as necessidades docentes, promove o bem estar de seus usuários e colabora com as relações que se desenvolvem nos ambientes da edificação. Ao reconhecer a necessidade de trabalhar de forma interdisciplinar como modo de ampliar o universo de conhecimento sobre a temática, busca suporte na teoria interacionista de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano, bem como em Maturana, Varela, Thompson e Rosch cujos conceitos defendem a indissociabilidade do homem e do meio. Como estratégia metodológica propõe trabalhar com a Avaliação Pós-Ocupação (APO), buscando suporte nestas bases teóricas, com vistas a (1) associar instrumentos originários da Psicologia e da Educação - mapas comportamentais, atividades de desenho e análise dos arranjos espaciais - e (2) aproximar o olhar técnico e da normativa com as reais expectativas do usuário a partir da abordagem experiencial - a qual valoriza a experiência do pesquisador/observador em observar. Como estudos de caso foram escolhidas as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) de Belo Horizonte, cujo projeto foi elaborado por equipe interdisciplinar. Estes possibilitam verificar a aplicabilidade dos instrumentos selecionados (análise walkthrough, entrevistas e conversas informais, atividade de desenho, observação das atividades e arranjos espaciais, matriz de descoberta e observação incorporada) - re-qualificados segundo a abordagem experiencial, bem como compreender como algumas questões projetuais afetam na dinâmica das instituições. Estas informações servem como subsídio para a elaboração de diretrizes e recomendações de projeto. Como resultado obtido é possível apontar (1) a validação das contribuições da abordagem experiencial; (2) a construção de um checklist voltado para questões da EI que auxiliam tanto na avaliação de ambientes em uso quanto no projeto de futuras instalações; e (3) a apresentação de questões a serem consideradas no projeto de EI e como estas influenciam nos usuários e nas atividades que ocorrem na instituição.

Palavras-chave: Ambientes da Educação Infantil; Diretrizes Projetuais; Avaliação Pós- Ocupação; UMEIs de Belo Horizonte.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/720776.pdf

Data de defesa: 30/04/2009

Pessoa

  • Lívia Maria Fraga Vieira
  • Sheila Walbe Ornstein
  • Vera Maria Ramos de Vasconcelos [Orientador(a)]
  • Fabiana dos Santos Souza [Autor(a)]
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
  • Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
  • Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ