A reta, a curva e o som: a integração da acústica ao projeto a partir do arquiteto

Este estudo pretende investigar a razão da evidente negligência a acústica no processo do projeto, a partir do sentido a ela atribuído por estudantes, professores e arquitetos. Procurou-se nesse trabalho constatar a hipótese de que os arquitetos não consideram a acústica como condicionante essencial no processo de concepção do projeto. Para obter-se sua confirmação ou negação, a pesquisa verifica a formação de estudantes de arquitetura no campo em estudo. Em seguida analisa-se um tema de projeto — escolas — em que se demonstra a necessidade do seu emprego para obtenção de uma boa arquitetura. E por último, questionam-se estudantes e profissionais da área para identificar de que modo eles correlacionam a acústica aos projetos. A partir das respostas dos profissionais, confirmou-se que a arquitetura é extremamente rica e diversificada para se restringir simplesmente a duas opções – certo ou errado. Porém caberá sempre aos arquitetos, após pensar no interesse do elemento humano, decidir o que priorizar na arquitetura e atuar como elo entre o conhecimento teórico e a prática projetual.

Palavras-chave: conforto acústico; ensino; projeto; arquitetura escolar.

Data de defesa: 30/03/2009

• Elizabete Rodrigues de Campos Martins [Orientador(a)]