Iluminação artificial de fachadas arquitetônicos do Rio de Janeiro: Marcos do percurso turístico Centro–Orla da Zona Sul carioca

Tese

Tese de Doutorado

A incidência da luz artificial na fachada arquitetônica traz resultados favoráveis para o homem, desde que empregada com critério. Em aspectos gerais, a fácil acessibilidade é o maior benefício. Muito embora a luz na fachada da arquitetura seja de fato benéfica para o homem, a alta demanda por energia elétrica requer seu uso de modo eficaz e consciente. Para isso, a utilização de equipamentos econômicos e a aplicação de métodos energeticamente eficientes se tornam tão necessárias quanto a escolha da própria arquitetura a ser iluminada. Diferentemente do que ocorre durante o dia, quando a luz solar evidencia qualquer objeto sem distinção, à noite cabe à luz artificial promover esse destaque, portanto, devem-se priorizar as arquiteturas a ser iluminadas, mediante os diversos critérios de seleção. Especial destaque para o critério que considera a funcionalidade da arquitetura, privilegiando estabelecimentos de auxílio ao público. Em termos sócio-culturais, a iluminação dos marcos histórico culturais é um meio de manter acesa a identidade citadina. Não menos importantes são as arquiteturas vinculadas ao dinamismo econômico. O Rio de Janeiro é modelo relevante para a elucidação do assunto proposto. Seu contexto sócio-cultural e político propiciou a construção de arquiteturas expressivas, como são as igrejas coloniais barrocas, situadas no Centro, e os hotéis cinco estrelas, presentes com imponência na orla da Zona Sul. A iluminação artificial desses marcos arquitetônicos, presentes nas áreas que formam o eixo turístico-cultural carioca, ilustra com primor o benéfico impacto da luz artificial no invólucro arquitetônico e sua relação com a sociedade e o turismo.

Data de defesa: 26/08/2008

• Aldo Carlos de Moura Gonçalves [Orientador(a)]