Teses e Dissertações

A cor incorporada ao ensino de projeto

Tese

Tese de Doutorado

A cor incorporada ao ensino de projeto retrata a pesquisa sobre a possibilidade e viabilidade de aplicar a cor na arquitetura nas aulas de ensino de projeto, trabalhando-a na concepção projetual em conjunto com a sua volumetria. Deste trabalho consta na Parte I, a nova postura didático-pedagógica do professor de projeto voltada para a construção do conhecimento do aluno, e os métodos e processos que foram necessários para a abordagem do estudo. Em seguida, na Parte II, a construção da cor e seu uso na arquitetura ganham uma abordagem voltada para o aluno de arquitetura. Dando prosseguimento, na Parte III encontramos o plano de aula proposto para a incorporação da cor no ensino de projeto e o uso de uma Metalinguagem auxiliando o diálogo entre o professor e o aluno. Nas Considerações Finais, analisamos a hipótese e os objetivos traçados a fim de dar continuidade à pesquisa. Como fechamento, os anexos com artigos publicados e o glossário da pesquisa.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/694951.pdf

Data de defesa: 06/12/2007

Pessoa

  • Ana Maria Rambauke
  • Gustavo Rocha-Peixoto
  • Monica de Queiroz Fernandes Araújo [Autor(a)]
  • Paulo Afonso Rheingantz [Orientador(a)]
  • Robert Hirschler
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro

Curso

  • Doutorado PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura