Projetos colaborativos - experiências interculturais na formação do arquiteto

Tese

Esta tese tem por propósito analisar os projetos colaborativos remotos desenvolvidos entre escolas de arquitetura através de seus ateliês virtuais de projeto, exercícios didáticos que reúnem virtualmente alunos e professores de diferentes instituições de ensino. Os ateliês virtuais permitem que docentes conheçam outras metodologias didáticas e que os discentes participem de uma experiência de intercâmbio cultural à distância ao mesmo tempo em que adquirem prática em sistemas digitais de desenho, projeto e comunicação. A pesquisa tem início com uma reflexão teórica sobre as relações entre alteridade e educação: prossegue com a análise de experiências colaborativas realizadas tanto na prática profissional como na academia; analisa, à guisa de estudos de casos, ateliês virtuais realizados entre escolas de arquitetura e finaliza com a proposta de uma estrutura para os ateliês virtuais de projeto, com ênfase na questão intercultural.

Data de defesa: 28/11/2007

• Angela Maria Gabriella Rossi