Arquitetura do ambiente de nascer: investigação, reflexões e recomendações sobre adequação de conforto para centros obstétricos em maternidades públicas

Tese

A presente pesquisa refere-se a aspectos relacionados ao conforto humano em ambientes destinados ao parto e ao nascimento, tendo sido desenvolvida em centros obstétricos de 6 maternidades do Município do Rio de Janeiro, utilizando os referenciais do espaço físico de 4 setores previamente definidos (posto de enfermagem, sala de observação, sala de pré-parto e sala de parto). A investigação foi estruturada a partir dos levantamentos de dados quantitativos e qualitativos referentes às condições físicas e à percepção dos principais usuários, parturientes e profissionais de saúde, sobre os aspectos de conforto no ambiente. Foram utilizadas as informações produzidas através de medições das condições de temperatura e umidade relativa do ar, ruídos e iluminação em centros obstétricos. Estas medições foram realizadas com equipamentos eletrônicos sob condições adequadas ao constructo metodológico e de acordo com as normas técnicas vigentes. Com vistas a permitir a melhor compreensão e organização da investigação realizada, o trabalho está apresentado em dois volumes combinados com seus respectivos subtemas. No Volume I foi elaborado extenso levantamento bibliográfico sobre os fundamentos teóricos e as bases de informações conceituais e históricas referentes ao problema. Ainda nesta parte, está apresentada a interface das questões de arquitetura das maternidades e de saúde na assistência materno-infantil, sua dependência e aspectos complementares. Esta visão do estado-da-arte resume referenciais teóricos relevantes para a fundamentação da pesquisa desenvolvida e dos seus resultados. No segundo Volume estão contidas as informações sobre a metodologia aplicada, o planejamento e os resultados das investigações quantitativa e qualitativa. Também estão apresentados os componentes éticos através da aprovação do modelo da pesquisa, questionário e objetivos, no Comitê de Ética em Pesquisa das instituições visitadas e os respectivos modelos de documentos utilizados. Os resultados das investigações obtidos através das medições das condições de temperatura, umidade do ar, ruídos e iluminação foram tratados e apresentados em paralelo aos resultados das entrevistas realizadas com as puérperas e os profissionais de saúde. As medições acústicas e higrotérmicas apontaram índices muito acima dos mínimos permitidos pelas normas brasileiras e internacionais fazendo destes aspectos, relevantes componentes de insatisfação dentro do ambiente dos centros obstétricos pesquisados. Na conclusão da pesquisa é possível destacar que a participação dos profissionais de arquitetura pode promover importantes contribuições à qualidade do ambiente, através de intervenções projetuais baseadas nas expectativas dos usuários, mas que considerem a importância da base multidisciplinar como fundamento à arquitetura do ambiente de nascer.

Data de defesa: 21/11/2007

• Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade