O pátio interno escolar como lugar simbólico. Um estudo sobre a interrelação de variáveis subjetivas e objetivas do conforto ambiental

Tese

A temática sobre o conforto ambiental abrange o estudo das suas variáveis subjetivas e das objetivas. A hipótese desta tese é que o sentido originário (essência), os usos-significados, o simbolismo e os atributos espaciais (em termos de forma, volume, proporção, elementos constituintes, configuração espacial e materiais), entendidos como partes integrantes das variáveis subjetivas, influenciam a avaliação subjetiva do conforto ambiental, em termos de conforto/desconforto, do pátio interno escolar. Optamos pela pesquisa sobre a percepção, segundo a fenomenologia, de modo a compreender a influência destas variáveis subjetivas na avaliação do conforto ambiental.

Data de defesa: 19/12/2006

• Ângela Maria Moreira Martins [Orientador(a)]