AUTOAVALIAÇÃO

FOLLOW UP da COMUNIDADE

A autoavaliação é fundamental para a melhoria da qualidade das atividades de PPGs, e tem sido usada há anos por diversas estratégias pelo PROARQ, incluindo o anual COLÓQUIO PROARQ. A mera avaliação quantitativa, baseada exclusivamente no número de produções bibliográficas realizadas em determinado período, impede uma avaliação mais correta da contribuição das pesquisas para a sociedade, muitas vezes mapeadas em ações práticas e produtos técnicos que são veiculados de formas diferenciadas e se materializam em diversos índices de avanço do Programa. As ações empreendidas na busca por dirimir fragilidades e ampliar os pontos fortes do PROARQ também precisam ser reconhecidas. Dessa forma, entende-se a necessidade de estabelecer requisitos qualitativos na avaliação do desempenho do Programa, considerando o impacto das pesquisas desenvolvidas na melhoria da arquitetura e urbanismo.

Entre os requisitos qualitativos viáveis num processo de avaliação, podemos citar as mudanças implantadas a partir da pesquisa científica na graduação (Iniciação Científica) e na pós-graduação, a difusão de novos modos de trabalho e métodos de sondagem, a possibilidade de acesso a salas de estudo e consulta de dados, disseminação de novos materiais, técnicas e tecnologias que alteram a produção do ambiente construído, a construção de palestras, disciplinas, cursos e workshops voltados à comunidade interna e externa com acesso livre à pós-graduação, o incentivo ao respeito e valorização do patrimônio edificado e da paisagem, a melhoria do ambiente físico, profissional e social do Programa, entre outros. Esses são alguns itens passíveis de análise numa avaliação qualitativa contínua – para citar alguns exemplos, e nos importam MUITO.

O PROARQ tem se empenhado, há mais de 10 anos, em instituir um momento profícuo de autoavaliação anual do curso de mestrado e doutorado, desde o 1o. Colóquio de Pesquisa do PROARQ (em 2010 - CLIQUE AQUI), com o COLÓQUIOS PROARQ, trazendo à tona pontos que merecem atenção para seu aprimoramento ou manutenção. MaIs recentemente, desde 2020, ficou instituído, além dos Colóquios, reuniões intituladas 'DIÁLOGOS PROARQ', que para a edição remota de 2020 chamou-se 'DIÁLOGOS VIRTUAIS', como momento dessa autoavaliação necessária - sempre mediada por critérios de análise baseados no Desenvolvimento Estratégico do Programa.

Além desse momento de encontro ANUAL, um espaço virtual permanente faz parte do website PROARQ. Neste espaço virtual criamos um sistema de MONITORAMENTO CONTÍNUO, a partir de alguns tipos de surveysque podem ser preenchidos por egressos e discentes do Proarq próximos de suas defesas, além de docentes, uma vez ao ano - preferencialmente ao final do mês de novembro de cada ano.

A proposta de cada survey é concentrar respostas de egressos, assim como do corpo social ativo entre discentes e docentes, em intervalos anuais, para compreender, enquanto Coordenação de Curso, como aprimorar o Programa de Pòs-graduação em Arquitetura em seus pontos fontes e trabalhar em suas fraquezas.

A Comissão de Autoavaliação (2024-2026) do PROARQ é formada por:

Andrea Queiroz Rego (Coordenadora PROARQ)

Rubens de Andrade (docente PROARQ)

Aline Calazans (docente PROARQ)

Claudio Brandão (Dr. egresso PROARQ)

Pedro Saldanha (discente mestrado)

Rafael Hanzelmann (discente doutorado)

Maria da Guia Monteiro (rep. técnico-administrativo)

Luciano Falcão (externo, IFF)

 -----------------------

A Comissão de Autoavaliação (2020-2021) do PROARQ foi formada por:

Ethel Pinheiro Santana (coordenadora PROARQ)

Marcos Martinez Silvoso (vice-coordenador PROARQ)

Vera Regina Tângari (docente PROARQ)

Diego Nogueira (doutorando PROARQ)

Rodrigo das Neves Costa (Dr. egresso PROARQ)

Maria da Guia Monteiro (rep. técnico-adminstrativo)

A Comissão de Autoavaliação (2022-2024) do PROARQ foi formada por:

Ethel Pinheiro Santana (coordenadora PROARQ)

Andrea Rego (docente PROARQ)

Thiago Grabois (docente PROARQ)

Claudio Brandão (Dr. egresso PROARQ)

Helio Herbst (docente UFRRJ, membro externo)

Maria da Guia Monteiro (rep. técnico-administrativo)

 -----------------------

[1]

Os surveys podem ser respondidos mais de uma vez, caso novos dados desejem ser incorporados (basta clicar em EDITAR REPOSTAS). UM PREENCHIMENTO ANUAL é suficiente

MESTRANDOS E DOUTORANDOS podem responder aos SURVEYS para discentes OU egressos

SURVEY PARA DISCENTES DO PROARQ (DISCIPLINAS) - https://forms.gle/npKT1ShbmgHWpKR59

SURVEY PARA EGRESSOS DO PROARQ -  https://forms.gle/uJz4z84aYvycEYJx6

SURVEY PARA DISCENTES EM FIM DE PERÍODO - https://forms.gle/pxx3VoYJFAZtkyKG8

SURVEY PARA DOCENTES DO PROARQ -https://forms.gle/1FAkUyzkRRR67Pfn8