Projetos de Pesquisa

Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro

Coordenado pela prof. Gisele Azevedo. Este projeto se vincula à linha de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído do Programa de Pós-graduação em Arquitetura ? PROARQ-FAU/UFRJ, dá continuidade e busca entrelaçar os conhecimentos produzidos pelos grupos de pesquisa Ambiente-Educação (GAE), Qualidade do Lugar e da Paisagem (ProLUGAR) e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL-RJ), relacionados à reflexão sobre a qualidade do lugar e da paisagem dos ambientes educacionais. A partir da aplicação conjunta dos conceitos, métodos e instrumentos de pesquisa utilizados pelos três grupos, essa pesquisa procura integrar uma rede de conhecimento em torno de uma base teórica comum ? os lugares pedagógicos, tendo em vista a elaboração de diretrizes e estratégias de projeto como ferramentas de apoio à concepção e à avaliação do ambiente escolar para a Educação Integral, integrando aspectos ambientais, pedagógicos, culturais e sócio-econômicos. Ao reconhecer o potencial educativo dos ambientes escolares, essa pesquisa procura enriquecer o debate sobre o movimento de Educação Integral que retoma sua força na atualidade da educação pública nos municípios brasileiros, colaborando com a construção de diretrizes que fundamentem concepção desses novos ambientes escolares. Para tal, amplia o entendimento deste lugar-escola considerando o sistema de espaços livres e outros equipamentos públicos da cidade como territórios educativos e parte inseparável dos lugares pedagógicos.

Grupo