Projetos de Pesquisa

Processos Construtivos em Territórios Populares

Este projeto de pesquisa concentra-se em dois objetivos distintos: (1) o reconhecimento dos saberes construtivos em territórios populares: como são tomadas as decisões construtivas – escolha dos materiais e técnicas construtivas, bem como o planejamento e a gestão da obra; e (2) produção de tecnologias construtivas alternativas, com vantagens econômicas e ecológicas, que possam ser aplicadas nestes territórios. O objetivo da primeira frente de pesquisa é a compreensão detalhada de como acontece o processo construtivo das casas em territórios populares, particularmente no conjunto habitacional do Tijolinho, localizado na Favela de Nova Holanda, na Maré. A partir do entendimento de que qualquer obra, incluindo as que acontecem em territórios populares, seguem um roteiro similar: é sempre precedida por algum tipo de “projeto” e planejamento, em seguida, é feita a aquisição dos materiais construtivos para execução da obra (ou de uma etapa dela) e, por fim, há a etapa de execução propriamente dita. Todas estas etapas acontecem regidas por acordos informais entre o proprietário da residência e o construtor. Faz parte do objetivo da pesquisa entender quem é o construtor na favela, como é estabelecido o contrato entre o proprietário e o construtor, como é materializado o projeto das construções e como são definidas as dimensões, aberturas e layout dos ambientes. Há ainda interesse no entendimento de como a segurança estrutural da construção é considerada, quais são os aspectos avaliados para a escolhas dos materiais construtivos, quem faz a compra dos materiais, como é feito o cronograma da obra e se as técnicas construtivas são as mesmas da construção formal – ou quais são as inventividades construtivas para driblar a falta de recursos. A pesquisa faz uma imersão no território objeto do estudo, interagindo e entrevistando os atores que promovem a sua construção: moradores, construtores, fornecedores de material de construção, além de agentes locais. Os resultados da pesquisa têm contribuído para a reflexão de como a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social pode ser mais ampla e efetivaA outra frente de pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica de soluções construtivas para serem aplicadas nas habitações populares com objetivo de mitigar os problemas enfrentados pelos seus moradores. São estudadas as argamassas chamadas ecológicas: a base de terra e utilizando RCD. O estudo engloba ensaios de laboratório e avaliações bem como avaliar seu impacto ambiental, dando subsídios para a análise da viabilidade da aplicação destas argamassas como revestimento de alvenaria de bloco cerâmico, tendo como foco o desenvolvimento de melhorias em Habitações de Interesse Social.

Grupo