Thesis and Dissertations

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

A política de mobilidade por bicicleta aparece constantemente nos discursos sobre “mobilidade sustentável” e novas formas de alcançar melhorias da vida urbana, porém, frequentemente são esquecidos desses discursos aspectos culturais, sociais e físicos próprios dos lugares e de quem pedala. Este trabalho busca compreender as relações físico-emocionais que se estabelecem entre ciclista, bicicleta e ambiente durante o ato de pedalar numa infraestrutura cicloviária implantada em contexto urbano consolidado. Adota-se como objeto de estudo a rota cicloviária da Ilha do Governador, RJ. O método de análise tem como base as dimensões morfológicas, funcionais e culturais da paisagem e se desenvolve em duas fases e escalas. A primeira fase consta da análise cartográfica da paisagem, atuando na macroescala da Ilha do Governador. A segunda fase compreende a experimentação das paisagens onde a infraestrutura cicloviária foi implantada, adotando a microescala (do lugar) de análise. Percebe-se a complementariedade existente na junção entre o levantamento cartográfico macro e o estudo de campo, principalmente para a análise das sensações vivenciadas. Dessa forma, esse trabalho busca busca-se contribuir criticamente para que a qualidade do andar de bicicleta torne-se prioritária nas futuras decisões de projetos cicloviários.

Palavras- chave: Paisagens culturais; bicicleta; Infraestrutura cicloviária; Rio de Janeiro; Ilha do Governador, RJ

http://objdig.ufrj.br/21/teses/876408.pdf 

Data de defesa: 03/04/2018

Person

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego [contributor]
  • Denise Pinheiro [author]
  • Fabiola do Valle Zonno
  • Victor Andrade Carneiro da Silva
  • Virgínia M. N. de Vasconcellos

ResearchLine

  • Culture, Landscape and Built Environment

Course

  • Master of Architecture PROARQ