Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dentre as construções ferroviárias mais importantes do Rio de Janeiro, destacam-se as estações, de passageiros ou cargas, executads no século XIX. Muitas já foram demolidas, outras estão em ruínas ou estado precário de abandono causado pela desativação de ramais e linhas da malha ferroviária do Estado. Alguns exemplares merecem destaque quanto às metodologias construtivas aplicadas, tendo em vista que, na época, algumas eram importadas e consideraads novas para o país. Esse foi o momento da história conhecido como Era Industrial e marcou a segunda mestade do século XIX. Por sua história e arquitetura, existe uma grande necessidade de se proteger este patrimônio ferroviário. Neste estudo foram feitas análises sobre os materiais e as técnicas construtivas, segundo as tipologias ferroviárias e arquitetônicas, utilizadas na execução de estações do Rio de Janeirodo século retrasado. Para isto, foram adotados alguns exemplares releventes e feito uma comparação com o que era construído na mesma época, principalmente na Europa, com base nos tratados ferroviários do século XIX. O objetivo deste trabalho é, através do estudo dos materiais e técnicas construtivas aplicadas em estações ferroviárias, poder contribuir com uma documentação, até então ineficiente, quando existente, que facilite os processos para conservação, recuperação, restauro e principalmente preservação deste patrimônio.
Palavras-chave: Técnicas Construtivas; Estações Ferroviárias
http://objdig.ufrj.br/21/teses/737206.pdf
Data de defesa: 22/03/2010Person
- Cristiane Gonçalves Lucas [author]
- Mônica Santos Salgado
- Nelson Pôrto Ribeiro
- Rosina Trevisan M. Ribeiro [contributor]
Course
- Master of Architecture PROARQ
ResearchLine
- Restoration and Heritage Management