Thesis and Dissertations

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

A iluminação é fator preponderante na concepção de espaços: pode influenciar nas condições comportamentais, identificação e produção de tarefas. Neste sentido, este estudo apresenta critérios referentes à iluminação na concepção de projetos de arquitetura para o setor de serviços comerciais destinados à alimentação – foodservice - que possam contribuir para o conforto, tanto no que se refere à ambiência das áreas destinadas ao público, como na melhoria das atividades produtivas. Nos últimos dez anos este setor cresceu muito no Brasil – aproximadamente 319% contra 112% do varejo1. Em paralelo, pela falta de formação específica de profissionais e prestadores de serviço, incluindo arquitetos, existem falhas decorrentes da execução de projetos para estes espaços. Sendo assim, é de extrema relevância a criação de bases teóricas que forneçam diretrizes para a concepção de projetos, utilizando princípios da iluminação associados ao conhecimento das teorias do marketing experiencial e da psicologia ambiental, aplicados à arquitetura, através da valorização das relações usuário/ambiente/produto. Considera-se ainda, a integração da iluminação natural com a artificial, verificando as alterações benéficas das variações temporais da luz e, também, seu aproveitamento para variações de ambiência. Relativo à eficiência do sistema, é importante destacar que este deve atender às condições necessárias ao conforto de funcionários e clientes, à apresentação dos alimentos e quanto à economia, utilizar fontes e equipamentos que cumpram estes requisitos - como controles de luz – e permitam inclusive, equilibrar as variações da luz natural com a artificial. A pesquisa está fundamentada nos efeitos da iluminação no estado de ânimo do Homem, além de utilizar, como instrumento, a observação destes espaços aliada a questionários e entrevistas qualitativas. Como resultado busca refletir, pelos aspectos subjetivos e pelas possíveis reações comportamentais dos usuários, sobre a possibilidade de manutenção e retorno do público, através das condições de conforto e qualidade do produto ofertado.

Palavras-chave: Arquitetura; iluminação; conforto visual; qualidade na arquitetura; serviços de alimentação

http://objdig.ufrj.br/21/teses/745499.pdf

Data de defesa: 31/03/2009

Person

  • Aldo Carlos de Moura Gonçalves [contributor]
  • Claudia Rioja de Aragão Vargas [author]
  • Daniel Coelho Feldman
  • Eunice Bomfim Rocha
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo

ResearchLine

  • Architecture, Project and Sustainability

Course

  • Master of Architecture PROARQ