Dissertação de Mestrado Acadêmico
Dissertação de Mestrado Acadêmico
Este estudo tem como objetivo estudar exemplos de casos em diferentes supermercados, com a prerrogativa principal de avaliar o conforto lumínico para a maior valorização dos produtos. Analisar sistemas de luz adequados, podendo dar suporte às estratégias de varejo, trazendo o tipo e a intensidade luminosa necessários para os diferentes departamentos da loja e as áreas de tráfego. Iluminação inadequada é um inimigo invisível, que muitos varejistas ignoram ou subestimam e que pode comprometer as vendas da loja. Uma loja mal iluminada pode passar a impressão de ser decadente e que os produtos, por mais que sejam de boa qualidade, pareçam ruins. O cliente é tomado por certo desagrado e acaba desistindo das compras. O consumidor está mais exigente e não quer apenas bons produtos, quer fazer suas compras com conforto e ler rótulos sem dificuldades. Ou seja: qualquer projeto de iluminação que crie dificuldades distorça cores e induza ao erro pode ser fatal. Já um projeto que valorize o produto e proporcione bem-estar certamente gerará mais vendas. O cenário e seus componentes assumem significados e valores diferentes para as pessoas, podendo ser utilizados para a produção de símbolos, intenções e propósitos socialmente e individualmente significativos. Se o cenário desempenha um papel-chave na gerência dos encontros dos prestadores de serviços com os consumidores, a luz é um dos elementos fundamentais. A iluminação seria o elemento mais crítico no desenho das lojas de varejo, pois ela é simplesmente o meio mais efetivo de se exibir a mercadoria para os consumidores.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/665064.pdf
Data de defesa: 2006Person
- Aldo Carlos de Moura Gonçalves [contributor]
- Aristóteles Tarcísio de Souza
- Eunice Bomfim Rocha
- Ivone Chou [author]
- Maria Maia Porto
ResearchLine
- Architecture, Project and Sustainability
Course
- Master of Architecture PROARQ