Thesis and Dissertations

As Paisagens Sonoras de Niterói na Orla da Baía de Guanabara, RJ

Dissertação de Mestrado

Dissertação de Mestrado

Este trabalho pretende mostrar a paisagem sonora da orla da Baía de Guanabara em Niterói/RJ. O processo de ocupação histórica da Cidade de Niterói, próximo a orla, gerarou inúmeras transformações na paisagem construída como: o aterramento de parte da orla próxima ao Bairro da Ponta da Areia para a ampliação do Cento, a construção do terminal rodoviário João Goulart, ampliação da Avenida Rio Branco, a construção do Museu de Arte Contemporânea, o Caminho Niemeyer, entre outras transformações. Essas mudanças não só afastaram o mar da orla como introduziram novos sons, transformando a paisagem sonora da Cidade. A pesquisa tem, então, como recorte geográfico os bairros que compõem o setor “Praias da Baía” no Plano Diretor de Niterói, são eles: Centro, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem, Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas e Jurujuba. Por serem bairros com diferentes formas de apropriação e de manifestações culturais, pressume-se que suas paisagens sonoras também são diferentes. O objetivo geral deste trabalho é analisar se as paisagens sonoras, percebidas nas redes sociais, e reconhecidas em campo pelo pesquisador, são capazes de idenficar as diferentes unidades de paisagem da orla da Baía de Guanabara em Niterói. Os objetivos específicos são (1) valorizar o estudo da orla brasileira, incorporando mais um parâmetro de qualificação – seus sons; (2) analisar como as apropriações dos usuários da orla da Baía de Guanabara em Niterói contribuem para a construção das diferentes unidades de paisagem; (2) estudar as paisagens sonoras das diferentes unidades identificando sua estruturação e a relação que se estabelece entre o visível e o audível; (3) buscar reconhecer se as paisagem sonoras são capazes de identificar, por si, as diferentes unidades, contribuindo para a construção do conceito de identidade sonora; (5) incrementar o banco sonoro desenvolvido pela pesquisa “Paisagem sonora, memória e cultura urbana” (PROARQ/FAUUFRJ). A metodologia se vale de métodos qualitativos e correlacionais e o trabalho se organiza em 6 etapas. A primeira etapa se volta ao estudo de referenciais teóricos para entender melhor os conceitos que serão utilizados - paisagem sonora identidade urbana. A segunda etapa é o estudo dos procedimentos metodológicos que se vale dos estudos de Unidades de Paisagem e do Passeio Sonoro A terceira etapa é definição das Unidades de Paisagem como base nas camadas – suporte geofísico, processo de ocupação urbana, tipos edificados e uso, tipo e forma de espaço livre. A quarta etapa é a pesquisa dos sons que referenciam Niterói na rede social Facebook que nortearão os passeios sonoros em cada unidade de paisagem previamente definida. A quinta etapa é o trabalho de campo – os passeios sonoros – nos quais serão feitas as coletas de dados sonoros qualitativos (gravações) e quantitativos (medições), como também, a coleta de dados dos modos de apropriações da orla. A sexta etapa é a documentação e análise e dos dados coletados. Neste trabalho também é feita uma análise qualitativa entre os dados obtidos em campo e na legislação da Prefeitura de Niterói sobre a pressão sonora. A importância do uso do Facebook como documento para retratar a forma de escuta. E também, demonstra-se que é possível a identificação das diferentes “orlas” e a sua relação com as diferentes paisagens sonoras, isto é, é possível atribuir a cada unidade sonora uma identidade sonora.

LINK DA DISSERTAÇÃO

Data de defesa: 07/12/2022

Person

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego [contributor]
  • Marcela Alvares Maciel
  • Vera Regina Tângari
  • Victória Ferreira Robadey Carvalho [author]

ResearchLine

  • Culture, Landscape and Built Environment

Course

  • Master of Architecture PROARQ