Thesis and Dissertations

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

Este estudo pretende investigar a razão da evidente negligência a acústica no processo do projeto, a partir do sentido a ela atribuído por estudantes, professores e arquitetos. Procurou-se nesse trabalho constatar a hipótese de que os arquitetos não consideram a acústica como condicionante essencial no processo de concepção do projeto. Para obter-se sua confirmação ou negação, a pesquisa verifica a formação de estudantes de arquitetura no campo em estudo. Em seguida analisa-se um tema de projeto — escolas — em que se demonstra a necessidade do seu emprego para obtenção de uma boa arquitetura. E por último, questionam-se estudantes e profissionais da área para identificar de que modo eles correlacionam a acústica aos projetos. A partir das respostas dos profissionais, confirmou-se que a arquitetura é extremamente rica e diversificada para se restringir simplesmente a duas opções – certo ou errado. Porém caberá sempre aos arquitetos, após pensar no interesse do elemento humano, decidir o que priorizar na arquitetura e atuar como elo entre o conhecimento teórico e a prática projetual.

Palavras-chave: conforto acústico; ensino; projeto; arquitetura escolar.

http://objdig.ufrj.br/21/teses/755748.pdf

Data de defesa: 30/03/2009

Course

  • Doctor of Architecture PROARQ

Person

  • Elizabete Rodrigues de Campos Martins [contributor]
  • Maria Júlia de Oliveira Santos [author]
  • Maria Lígia Fortes Sanches
  • Maria Lygia Niemeyer
  • Mauro César de Oliveira Santos
  • Pablo César Benetti

ResearchLine

  • Theory and Teaching of Architecture