Tese
Tese de Doutorado
Face aos problemas hoje vivenciados de mudanças climáticas em escala planetária, e a degradação dos ambientes urbanos, é necessário que o urbanismo contemporâneo se guie pelos princípios da sustentabilidade. O que se constitui sem dúvida num grande desafio, pois faz-se necessário considerar os distintos atores sociais envolvidos e suas relações com as questões energético-ambientais. Em passado recente, este enfoque holístico não era motivo de enfoque pelos urbanistas, mesmo com o avanço dos conhecimentos até então registrados. Observa-se que muitas intervenções ocorridas nas cidades brasileiras foram direcionadas por interesses políticos e econômicos, o que gerou diversas formas de segregação dos espaços urbanos, ampliadas pela degradação física e ambiental. A segregação física pode ser identificada em processos de intervenções urbanas que modificam as características funcionais, históricas e/ou sociais de regiões da cidade, como aquelas provenientes de novos eixos viários. A presente tese de doutorado tem por objetivo desenvolver um instrumento que considere as características físico-ambientais e sociais de assentamentos viários existentes ou aqueles em processo de implantação. Para tanto, é construída uma metodologia que possibilite a análise sobre a qualidade ambiental de espaços urbanos segregados em clima tropical úmido. Onde são consideradas as condições climáticas; o conforto ambiental: higrotérmico, acústico e visual; o perfil e preferências dos usuários; e as condições do entorno: paisagem, acessos e circulações. Em decorrência será possível se estabelecer recomendações projetuais adequadas às situações de estudo. A aplicabilidade da metodologia desenvolvida e do instrumento resultante é demonstrada através de estudo de caso selecionado: três espaços segregados no entorno da via expressa “Linha Amarela” localizada no Rio de Janeiro. O trabalho realizado contribui com uma metodologia e um instrumento de auxílio com o enfoque na sustentabilidade, para a tomada de decisões referentes a futuros assentamentos cortados por vias urbanas ou para soluções mitigadoras voltadas para espaços remanescentes das várias intervenções nas cidades.
http://objdig.ufrj.br/21/teses/703276.pdf
Data de defesa: 28/06/2008ResearchLine
- Architecture, Project and Sustainability
Person
- Claudia Mariz de Lyra Barroso-Krause
- Cristina Malafaia Caetano Stramandinoli [author]
- Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos [contributor]
- Maria Lygia Niemeyer
- Marta Adriana Bustos Romero
- Virgínia Célia Costa Marcelo
Course
- Doctor of Architecture PROARQ