Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: vtangari@fau.ufrj.br
Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro and assigned to the Department of Architecture Projects and professor at the Graduate Program in Architecture. She holds a degree in Architecture and Urbanism from the Methodist Bennett Institute (1981), a Master's in Urban Planning, with a concentration in Urban Design, from the University of Michigan (1983) and a PhD in Architecture and Urbanism from the University of São Paulo (2000). She has experience in Architecture and Urbanism, with an emphasis on Landscape and Urban Design. She works mainly on the following themes: landscape, urban morphology, urban design. She coordinates research projects: Landscape Architecture and System of Free Spaces in Rio de Janeiro, linked to the CNPq Research Group Quality of Place and Landscape, of which she is vice-leader. She also participates in the CNPq Research Group: Teaching Architecture. Research associate at the Center for Sustainable Urban Development-CSUD at Columbia University. She was coordinator of the Graduate Program in Architecture-PROARQ of UFRJ (periods 2010-2011 and 2012-2013) and coordinator of the Professional Master's Course in Project and Heritage of PROARQ-UFRJ (period 2017-2019). CNPq Productivity Scholarship (level 2) and Scientist at Nosso Estado-CNE at FAPERJ.
Publication
- Projetando Infraestruturas de Inclusão/Designing Infrastructures of Inclusion (livro físico / press)
- PROJETANDO INFRAESTRUTURAS DE INCLUSÃO / DESIGNING INFRASTRUCTURES OF INCLUSION
- Anais do Evento PNUM 2022
- TERRITÓRIOS E PAISAGENS FERROVIÁRIAS
- CULTURA DEL PAISAJE DE LATINOAMERICA vol 2
- CULTURA DEL PAISAJE DE LATINOAMERICA vol 1
ScholarlyArticle
- CIDADE MARAVILHOSA PRA QUEM? ENTRE SONHOS E REALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
- EM PROCESSO… CAMINHOS DE ESCUTA E PARTICIPAÇÃO NO DESENHO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO
- PAISAGENS OCULTAS: CARTOGRAFANDO NARRATIVAS NOS VESTÍGIOS DO RIO CARIOCA
- UMA DISCUSSÃO SOBRE O TERRITÓRIO FERROVIÁRIO A PARTIR DAS NORMATIVAS URBANÍSTICAS E SUA INFLUÊNCIA NOS HIATOS E CENTRALIDADES NO SUBÚRBIO CARIOCA
- PAISAGEM SONORA ALÉM DA AUDIÇÃO: representações sonoras urbanas das pessoas surdas
- BAIXIOS DE VIADUTO E O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES: UMA ANÁLISE DA PAISAGEM DA "RAMBLA CARIOCA" DE MANGUINHOS - RIO DE JANEIRO
- UM LUGAR CHAMADO SANTA CRUZ NO RIO DE JANEIRO
- As Paisagens Sonoras de Niterói na Orla da Baía de Guanabara, RJ
- IMAGEABILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ: UM LUGAR EM AÇÃO
- O Território Educativo e suas linhas de fuga: Práticas infantis nos trajetos casa-escola na 7a CRE na área de planejamento 4 do Rio de Janeiro
- TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E INFÂNCIAS: vivências das crianças nos percursos entre a casa e a escola
- O resultado da aplicação dos royalties do petróleo na intensificação da segregação espacial e nas transformações urbanas de Campos dos Goytacazes/RJ
- HERITAGE, NEW FUNCTIONS AND NEW FORMS: CREATING SPACES INSIDE THE BLOCKS OF THE CORREDOR CULTURAL IN RIO DE JANEIRO
- THE MANDALA SQUARE: INTEGRATION BETWEEN THE MUSEUM OF IMAGES OF THE UNCONSCIOUS AND ITS SURROUNDINGS
- THE COLONEL JACINTO RIBEIRO AND SÃO BENEDITO SQUARES IN SANTO AMARO DAS BROTAS-SE: CULTURAL EXPRESSION OF IDENTITY AND MEMORY
- O papel do sistema ferroviário na estruturação e configuração do território e da paisagem: abordagens comparativas nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e Lisboa
- REHABILITATION PROJECT OF LEÔNCIO GOMES' RESIDENCE: THE HERITAGE AND THE SACRED SIGN OF SANTO DAIME
- THE RECOGNITION OF UNIRIO'S CULTURAL HERITAGE, RJ: A CONTRIBUTION OF THE LANDSCAPE PROJECT OF CAMPUS PASTEUR 436
- CAUDURO BUILDING - OLD HOTEL JANTZEN IN SANTA MARIA/RS: INTERVENTION AND REQUALIFICATION PROJECT
- Porto Maravilha em ação: qualidade do lugar na Zona Portuária do Rio de Janeiro
- Espaços culturais e processos de revitalização urbana: A Avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória- ES (1970-2018)
- Morfologia e coesão do espaço urbano
- Abordagem Experiencial e Revitalização de Centros Históricos: os casos do Corredor Cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego
- DESENHAR ESCOLA - um exercício coletivo do pensamento
- Um Estudo Tipológico das Transformações das Edificações Multifamiliares no Rio de Janeiro entre 1930 ne 2000: o caso do bairro de Botafogo
- As unidades de paisagem do COREDE Norte, RS: contribuição metodológica para o entendimento da rede de cidades pequenas
- Morfologia da transformação : Estudo das bordas urbanas do Município de Passo Fundo /RS
- O patrimônio cultural da agricultura familiar e o desenvolvimento das formas de agricultura alternativa: uma leitura a partir da paisagem rural do oeste catarinense
- Um estudo sobre narrativas de jovens moradores da Maré-RJ: Oportunidades para os territórios educativos
- INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos
- Urbanização e Paisagem: as transformações socioespaciais no oeste catarinense
- Gênese e transformações da habitação social na Bolívia: avaliação da produção habitacional do Estado em Cochabamba no século XX
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
- A escola e seu território educativo: estudo de caso na Ilha do Governador, Rio de Janeiro
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- A Inserção do Mobiliário Urbano Contemporâneo no Centro Histórico de São Luís/MA - Praça D. Pedro II
- O Mosteiro de Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte: um espaço sagrado de habitar na arquitetura de Francisco Bolonha.
- Casa e Jardim: A Revista e a Divulgação do Ideário Moderno na Década de 1950
- Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade
- CULTURAL TOURISM AND THE PRESERVATION OF THE HERITAGE OF LAVRAS NOVAS, OURO PRETO, MG
- Relações entre desenho urbano e drenagem: Vargem Grande, cidade do Rio de Janeiro, RJ
- A capacitação para integração entre o desenho manual e o digital aplicada ao ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ
- O ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento do projeto: O caso da FAU-UFRJ
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado
- A poética das diferenças na obra de Robert Venturi e Denise Scott Brown
- Estilo Patrimônio: formação e consolidação de uma identidade nacional em São João del-Rei, Minas Gerais
- BIOPARQUE PROJECT: TRANSFORMATION OF THE ZOOLOGICAL GARDEN, PATRIMONY OF THE CITY OF RIO DE JANEIRO.
- TERESÓPOLIS RAILWAY IN GUAPIMIRIM - RJ: Project of a Heritage Path
- A ocupação das encostas no Rio de Janeiro: morfologia, legislação e processos sócio-ambientais
- Feitos para cuidar: a arquitetura como um gesto médico e a humanização do edifício hospitalar
- A Influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira – RJ
- O papel do pavimento térreo na forma urbana: um estudo comparativo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Avenida das Américas, na cidade do Rio de Janeiro
- Os espaços livres e a estruturação da paisagem: Uma avaliação das pracialidades no subúrbio ferroviário do Rio de Janeiro
- A transformação da paisagem em área de expansão urbana: planejamento em Vargem Grande no Rio de Janeiro
- A Produção da Habitação de Interesse Social no Distrito Federal e seus Rebatimentos nos Assentamentos Irregulares na Cidade Modernista: o Caso de Nova Colina
- Análise de Sistemas de Espaços Livres em Ambientes de Ensino e Pesquisa: Estudo Comparativo entre Campi no Rio de Janeiro
- Por Dentro de Copacabana: Descobrindo os Espaços Livres do Bairro
- O Bairro Popular: uma Análise sobre o Sistema de Espaços Livres Públicos e Privados no Bairro Popular - Cuiabá/MT - de 1948 a 2009
- A Produção da Arquitetura da Paisagem dos Espaços Livres Residenciais na Barra da Tijuca e Região Oceânica de Niterói: um Estudo Comparativo de Casos
- BELVEDERE III - Um estudo de caso sobre a influência do mercado imobiliário na produção da paisagem da paisagem e espaços urbanos
- Questões territoriais e transformações culturais: confrontações no sistema de espaços livres na APA-Guapimirim/RJ e seu entorno em suas diversas escalas
- Expansão urbana em áreas ambientalmente sensíveis: estudo do sistema de espaços livres na região administrativa de Guaratiba-Rio de Janeiro, RJ
- O Papel dos Parques Urbanos no Sistema de Espaços Livres de Porto Alegre-RS: Uso, Forma e Apropriação
CreativeWork
- Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equity, urban resilience and socio-environmental sustainability (CAPES PRINT)
- From school's space to the educational territory: The place of architecture in the discussion between the school of integral education and the city of Rio de Janeiro
- Cemeteries: a place of pain, mourning and scenic memories
- The garden-form and landscape architecture: socio-spatial practices and cultural hybridities
- Building Open Space systems - methodological assessment and proposition procedures
- Landscape architecture: morphological and environmental aspects
EducationalOrganization
- Ambiente-Educação - GAE
- Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro - SEL-RJ
- Lugares e Paisagens - ProLUGAR
Atuação
- PROARQ Permanent Professor (1994)
professor
- Master of Architecture PROARQ (1994)
- Doctor of Architecture PROARQ (2004)