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E-mail: gisellearteiro@fau.ufrj.br
Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/UFRJ, Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU/UFRJ e Coordenadora do Grupo Ambiente-Educação (GAE), registrado no Diretório Nacional Grupos de Pesquisa CNPq. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Bolsista de Produtividade 2 CNPq. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão e Coordenadora Adjunta de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ-FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Escolar, Avaliação pós-ocupação, Qualidade do Lugar, Percepção Ambiental.
Publicação
- O habitar das infâncias e juventudes: territorialidades em rede
- ARQUITETURA, CIDADE E INFÂNCIA: territórios educativos em ação
Teses e Dissertações
- CIDADE MARAVILHOSA PRA QUEM? ENTRE SONHOS E REALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
- AMBIENTES RESTAURADORES: ANÁLISE DOS PÁTIOS INTERNOS DO EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA
- LUGARES DE MULHER: LUGARES DE RESISTÊNCIA E ESPAÇOS ALMEJADOS NAS RODAS VIRTUAIS DE SAMBA
- ESCOLA DE SERRA, VIEIRA, TERESÓPOLIS - RJ: O CAMPO COMO TERRITÓRIO EDUCATIVO
- RUMOS DA UBERIZAÇÃO: OS ESPAÇOS PÚBLICOS PELA DINÂMICA DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO A PARTIR DE UM CONTEXTO PANDÊMICO
- "Reunidos ali": a experiência do lugar de culto da Igreja Batista
- LINGUAGENS E CORPOS NO DISCURSO DO "SLAM DAS MINAS". AMBIÊNCIAS DE RESISTÊNCIA E MULHERES NA RESSIGNIFICAÇÃO DA CIDADE
- NEUROARQUITETURA ESCOLAR: AMBIENTES SENSÍVEIS AOS TRANSTORNOS DE DISCRIMINAÇÃO SENSORIAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO (TEA)
- IMAGEABILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ: UM LUGAR EM AÇÃO
- O Território Educativo e suas linhas de fuga: Práticas infantis nos trajetos casa-escola na 7a CRE na área de planejamento 4 do Rio de Janeiro
- QUALIDADE AFETIVA DA LUZ EM ESPAÇOS LIVRES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA: A INTERFACE ENTRE PAISAGENS LUMINOSAS E A APROPRIAÇÃO DO LUGAR
- Criar em rede Dispositivos de fronteira e repertório de controvérsias no projeto colaborativo de uma escola viva de educação infantil
- TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E INFÂNCIAS: vivências das crianças nos percursos entre a casa e a escola
- As Praças Cel. Jacinto Ribeiro e São Benedito em Santo Amaro Das Brotas–SE: Expressão cultural de Identidade e Memória
- PASSEIO NA AVENIDA: Estudo sobre Valores e Significados da Av. Afonso Pena em Campo Grande/MS
- Porto Maravilha em ação: qualidade do lugar na Zona Portuária do Rio de Janeiro
- Pela Câmera: delineamento metodológico de uma etnoTOPOgrafia dinâmica
- Projetos colaborativos - experiências interculturais na formação do arquiteto
- A Influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira – RJ
- Avaliação multicritério para suporte à decisão na flexibilização de projetos padronizados ao contexto dos Institutos Federais
- DESENHAR ESCOLA - um exercício coletivo do pensamento
- Debaixo do mesmo teto: prática projetual em edifícios de pesquisa
- A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA E O CAMPO PROFISSIONAL: UMA FERRAMENTA DE CONEXÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
- O conforto higrotérmico nos pátios do Colégio Estadual Erich Walter Heine (RJ)
- Arquitetura e educação infantil: Abordagem experiencial em um estudo de caso no norte do Rio Grande do Sul
- As fôrmas e as formas de pensar e a constituição de territórios educativos
- Um estudo sobre narrativas de jovens moradores da Maré-RJ: Oportunidades para os territórios educativos
- Cidades para Brincar: Crianças e infâncias em debates sobre espaços públicos urbanos no século XX
- Desempenho Funcional e térmico, parametrização e otimização multiobjetivo: aplicações para habitações unifamiliares em Chapecó/SC
- INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos
- No meio do caminho tinha um muro: o lugar de acolhimento de crianças em uma instituição municipal no Rio de Janeiro
- Uma abordagem sócio-histórico e técnica para o ensino de projeto de arquitetura
- Escola inclusiva e acessibilidade plena: Ambiências Escolares de Educação Profissional e Tecnológica Experienciadas por Alunos com Deficiência Visual.
- A Contribuição da Arquitetura na Concepção de Edificações Penais no Rio de Janeiro
- A Influência da Iluminação em Projetos de Arquitetura Destinados aos Serviços de Alimentação
- Arquitetura Escolar e Qualidade Ambiental. Avaliação Pós-ocupação em Duas Escolas de Volta Redonda - RJ: Instituto Educacional Professor Manoel Marinho e Centro Integrado de Educação Wladir de Souza Telles
- Análise de Sistemas de Espaços Livres em Ambientes de Ensino e Pesquisa: Estudo Comparativo entre Campi no Rio de Janeiro
- Habitando o Caso: Conforto Higrotérmico e Acústico em Vagões e Containers Metálicos e Diretrizes para Adequação Ambiental de Vagão Moradia em Curitiba/PR
- Observação Incorporada e Análise do Discurso no Contexto do Pós-estruturalismo e da Pós-modernidade: Revisão Crítica da Contribuição do Grupo PRÓ-LUGAR para a Avaliação Pós-ocupação e para a Pesquisa em Arquitetura
- Conforto ambiental nas escolas públicas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro: uma contribuição à qualidade arquitetônica a partir da seleção do terreno e da implantação
- Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar
- Os ambientes de sangue e a humanização
- O grande palco futebolístico. Análise da ambiência dos estádios de futebol reformados para a Copa de 2014
- A Geometria Descritiva em Ensino de Arquitetura e Urbanismo e as Ferramentas CAD: diálogos possíveis
- A escolha do ponto de vista na perspectiva: Estudo de caso nos três momentos de síntese do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ
- O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado
- Premissas projetuais para ambientes da educação infantil: recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horiozonte, MG
- Arquitetura e privacidade em ambientes de atenção à saúde
- A capitalização da experiência do uso do ambiente construído: contribuições da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho. Estudo de caso realizado em um Hospital-dia VIH
- A Certificação LEED na arquitetura escolar: reflexões sobre a Escola Estadual Erich Walter Heine
- A humanização de unidades clínicas de Hospital-Dia: vivência e apropriação pelos usuários
- Diálogo Ator-Rede em Arquitetura-Urbanismo: Qualidade do Lugar em Food Services
- Humanização em arquitetura como suporte no tratamento da dependência química: afetividade e apropriação por usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
- Atributos ambientais e vivência em comunidades terapêuticas: Comunidade Esperança Nova Aurora - SP
- Qualidade do lugar em Abrigo Institucional: Casa de Acolhimento Provisório infantil
- Qualidade do Lugar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos — Contribuições Projetuais para Edificações na Cidade do Rio de Janeiro
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade
- O valor e o caráter do edifício escolar: adequação de uso nas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro - E.M. Gonçalves Dias, E.M. Barão de Macahubas e E.M. Sarmiento
- A Qualidade do Lugar em Escola Pública Padronizada: Estudo de caso na Escola Municipal Tia Ciata
- O LUGAR DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudo de Caso: Creche Doutor Paulo Niemeyer
- Hans Broos: a Expressividade da Forma
- A escola e seu território educativo: estudo de caso na Ilha do Governador, Rio de Janeiro
- O lugar da arquitetura para a promoção da saúde: a humanização na ala de pediatria da Santa Casa de Montes Claros - MG
- Relações entre ambientes externos e internos em Centros de Reabilitação Motora: um estudo da Associação de Assistência à Criança Deficiente de Nova Iguaçú - RJ
Grupo
- Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro - SEL-RJ
- Ambiente-Educação - GAE
- Lugares e Paisagens - ProLUGAR
Projeto
- Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental (CAPES PRINT)
- Sistemas de espaços livres de edificação - procedimentos metodológicos de avaliação e de proposição
- Avaliação Pós-ocupação e Qualidade do Lugar: ANÁLISE E RELEITURA DOS INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO
- Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
Atuação
- Docente Permanente do PROARQ (1995)
Professor(a)
- Mestrado Acadêmico PROARQ (1995)
- Doutorado PROARQ (2004)