Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: parheingantz@gmail.com
Arquiteto, Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pós-doutorado no City and Regional Planning Department, California Polytechnic State University, San Luis Obispo. Professor Associado aposentado da FAU/UFRJ. Professor Visitante Nacional Senior/Capes do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out/2014-set2018]. Co-autor dos livros Projeto do Lugar (2002) O Lugar do Projeto (2007), Observando a Qualidade do Lugar (2009), O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres (2011), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivo urbanos (2012), Projetos Complexos e Seus Impactos na Cidade e na Paisagem (2012), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: modos de ser e viver as cidades (2016), Do Espaço Escolar ao Território Educativo: O Lugar da Arquitetura na conversa da Escola de Educação Integral com a cidade (2016). Temas de interesse: Ensino de Projeto de Arquitetura, Avaliação Pós-Ocupação e Qualidade do Lugar na perspectiva dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Bolsista produtividade 1D CNPq. Lidera o Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar).
Publicação
- Anais do Evento PNUM 2022
Teses e Dissertações
- COM QUANTOS ARCOS SE FAZ UM PALÁCIO? A ARQUITETURA DO ITAMARATY EM PROCESSO
- EM PROCESSO… CAMINHOS DE ESCUTA E PARTICIPAÇÃO NO DESENHO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO
- PAISAGENS OCULTAS: CARTOGRAFANDO NARRATIVAS NOS VESTÍGIOS DO RIO CARIOCA
- UM LUGAR CHAMADO SANTA CRUZ NO RIO DE JANEIRO
- IMAGEABILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ: UM LUGAR EM AÇÃO
- Relações de Espaço, Lugar e Cultura em Comunidades de Baixa Renda: o Caso da Favela Parque da Cidade
- Porto Maravilha em ação: qualidade do lugar na Zona Portuária do Rio de Janeiro
- A humanização de unidades clínicas de Hospital-Dia: vivência e apropriação pelos usuários
- Rebatimentos espaciais de dimensões sócio-culturais: ambientes de trabalho
- A Influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira – RJ
- Feitos para cuidar: a arquitetura como um gesto médico e a humanização do edifício hospitalar
- Debaixo do mesmo teto: prática projetual em edifícios de pesquisa
- Um Olhar Cognitivo sobre o Lugar de Trabalho - Avaliação de Desempenho em ambiente de escritório: Estudo de caso em empresa de advocacia
- A Iluminação Artificial de Escritórios. Estudo de Caso da Sede do IBGE
- O LUGAR DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Estudo de Caso: Creche Doutor Paulo Niemeyer
- Um Estudo Tipológico das Transformações das Edificações Multifamiliares no Rio de Janeiro entre 1930 ne 2000: o caso do bairro de Botafogo
- O Papel dos Parques Urbanos no Sistema de Espaços Livres de Porto Alegre-RS: Uso, Forma e Apropriação
- Otimização do Projeto de Edificações Residenciais para obtenção de baixo consumo energético na Região Sul do país
- Arquitetura e educação infantil: Abordagem experiencial em um estudo de caso no norte do Rio Grande do Sul
- As fôrmas e as formas de pensar e a constituição de territórios educativos
- O patrimônio cultural da agricultura familiar e o desenvolvimento das formas de agricultura alternativa: uma leitura a partir da paisagem rural do oeste catarinense
- Um estudo sobre narrativas de jovens moradores da Maré-RJ: Oportunidades para os territórios educativos
- INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos
- No meio do caminho tinha um muro: o lugar de acolhimento de crianças em uma instituição municipal no Rio de Janeiro
- Relações entre ambientes externos e internos em Centros de Reabilitação Motora: um estudo da Associação de Assistência à Criança Deficiente de Nova Iguaçú - RJ
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- Sistemas Colaborativos para a Gestão de Projetos
- Por Dentro de Copacabana: Descobrindo os Espaços Livres do Bairro
- BELVEDERE III - Um estudo de caso sobre a influência do mercado imobiliário na produção da paisagem da paisagem e espaços urbanos
- Acessibilidade Ambiental: das Disposições Legais à Inclusão Espacial das Pessoas com Deficiência
- Propostas para o ensino dos conteúdos de Arquitetura e Urbanismo através de ferramentas digitais
- Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade
- A geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação
- Sólidos Dinâmicos e o desenvolvimento da concepção espacial – O caso da disciplina de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ
- Qualidade do Lugar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos — Contribuições Projetuais para Edificações na Cidade do Rio de Janeiro
- O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado
- Cartografando o ensino de projeto de arquitetura
- A capitalização da experiência do uso do ambiente construído: contribuições da Avaliação Pós-Ocupação e da Análise Ergonômica do Trabalho. Estudo de caso realizado em um Hospital-dia VIH
- Premissas projetuais para ambientes da educação infantil: recomendações com base na observação de três UMEIs de Belo Horiozonte, MG
- Abordagem Experiencial e Revitalização de Centros Históricos: os casos do Corredor Cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego
- A cor incorporada ao ensino de projeto
- Diálogo Ator-Rede em Arquitetura-Urbanismo: Qualidade do Lugar em Food Services
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- Rua do Lavradio: cartografando traços e rastros do coletivo-lugar
- A Contribuição da Arquitetura na Concepção de Edificações Penais no Rio de Janeiro
- O Uso do Computador no Ensino de Projeto de Arquitetura: Análise Crítica da Produção dos Seminários SIGraDI e PROJETAR
- Observação Incorporada e Análise do Discurso no Contexto do Pós-estruturalismo e da Pós-modernidade: Revisão Crítica da Contribuição do Grupo PRÓ-LUGAR para a Avaliação Pós-ocupação e para a Pesquisa em Arquitetura
- Edifícios Empresariais como Marco do Processo de Transição na Arquitetura Carioca: A Noite; Avenida Central; Centro Empresarial Rio e Teleporto
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Uma abordagem sócio-histórico e técnica para o ensino de projeto de arquitetura
- Violência urbana e o processo de transformação dos acessos aos edifícios residenciais do bairro da Glória, Rio de Janeiro/RJ
Atuação
- Pesquisador do PROARQ
Grupo
- Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro - SEL-RJ
- Ambiente-Educação - GAE
- Lugares e Paisagens - ProLUGAR
Projeto
- PERFORMAÇÕES DE LUGARES, ASSEMBLAGENS E COSMOPOLÍTICAS URBANAS: Interfaceamentos, Articulações e Recalcitrâncias ((ANTIGO: Tecendo a Qualidade do Lugar)
- Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental (CAPES PRINT)
- Sistemas de espaços livres de edificação - procedimentos metodológicos de avaliação e de proposição
- Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
- Avaliação Pós-ocupação e Qualidade do Lugar: ANÁLISE E RELEITURA DOS INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA DE CAMPO
- A forma-jardim e a arquitetura de paisagens: práticas socioespaciais e hibridismos culturais
Professor(a)
- Mestrado Acadêmico PROARQ (1994)
- Doutorado PROARQ (2004)
Aluno(a) de
- Mestrado Acadêmico PROARQ (1992 > 1995)