Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: vtangari@fau.ufrj.br
Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e lotada no Departamento de Projetos de Arquitetura e docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1981), Mestrado em Urban Planning, com concentração em Urban Design, pela University of Michigan (1983) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo e Desenho Urbano. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem, morfologia urbana, desenho urbano. Coordena projetos de pesquisa: Arquitetura da Paisagem e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro, vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq Qualidade do Lugar e Paisagem, do qual é vice-líder. Participa também do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ensino de Arquitetura. Pesquisadora associada ao Center of Sustainable Urban Development-CSUD da Columbia University. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura-PROARQ da UFRJ (períodos 2010-2011 e 2012-2013) e coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ-UFRJ (2017-2019). Bolsista Produtividade do CNPq (nível 2) e Cientista do Nosso Estado-CNE da FAPERJ.
Publicação
- Projetando Infraestruturas de Inclusão/Designing Infrastructures of Inclusion (livro físico / press)
- PROJETANDO INFRAESTRUTURAS DE INCLUSÃO / DESIGNING INFRASTRUCTURES OF INCLUSION
- Anais do Evento PNUM 2022
- TERRITÓRIOS E PAISAGENS FERROVIÁRIAS
- CULTURA DEL PAISAJE DE LATINOAMERICA vol 2
- CULTURA DEL PAISAJE DE LATINOAMERICA vol 1
Teses e Dissertações
- CIDADE MARAVILHOSA PRA QUEM? ENTRE SONHOS E REALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM CRIANÇAS NO RIO DE JANEIRO, BRASIL
- EM PROCESSO… CAMINHOS DE ESCUTA E PARTICIPAÇÃO NO DESENHO DO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO
- PAISAGENS OCULTAS: CARTOGRAFANDO NARRATIVAS NOS VESTÍGIOS DO RIO CARIOCA
- UMA DISCUSSÃO SOBRE O TERRITÓRIO FERROVIÁRIO A PARTIR DAS NORMATIVAS URBANÍSTICAS E SUA INFLUÊNCIA NOS HIATOS E CENTRALIDADES NO SUBÚRBIO CARIOCA
- PAISAGEM SONORA ALÉM DA AUDIÇÃO: representações sonoras urbanas das pessoas surdas
- BAIXIOS DE VIADUTO E O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES: UMA ANÁLISE DA PAISAGEM DA "RAMBLA CARIOCA" DE MANGUINHOS - RIO DE JANEIRO
- UM LUGAR CHAMADO SANTA CRUZ NO RIO DE JANEIRO
- As Paisagens Sonoras de Niterói na Orla da Baía de Guanabara, RJ
- IMAGEABILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS/RJ: UM LUGAR EM AÇÃO
- O Território Educativo e suas linhas de fuga: Práticas infantis nos trajetos casa-escola na 7a CRE na área de planejamento 4 do Rio de Janeiro
- TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E INFÂNCIAS: vivências das crianças nos percursos entre a casa e a escola
- O resultado da aplicação dos royalties do petróleo na intensificação da segregação espacial e nas transformações urbanas de Campos dos Goytacazes/RJ
- Patrimônio, novo usos e novas formas: A criação de espaços intraquadras no corredor cultural do Rio de Janeiro
- A PRAÇA DA MANDALA: INTEGRAÇÃO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE COM O ENTORNO
- As Praças Cel. Jacinto Ribeiro e São Benedito em Santo Amaro Das Brotas–SE: Expressão cultural de Identidade e Memória
- O papel do sistema ferroviário na estruturação e configuração do território e da paisagem: abordagens comparativas nas áreas metropolitanas do Rio de Janeiro e Lisboa
- PROJETO DE REABILITAÇÃO DA RESIDÊNCIA DE LEÔNCIO GOMES: O PATRIMÔNIO E O SIGNO SAGRADO DO SANTO DAIME
- O reconhecimento do patrimônio cultural universitário da UNIRIO, RJ: uma contribuição do projeto paisagístico do Campus Pasteur 436
- EDIFÍCIO CAUDURO – ANTIGO HOTEL JANTZEN EM SANTA MARIA/RS: PROJETO DE INTERVENÇÃO E REQUALIFICAÇÃO
- Porto Maravilha em ação: qualidade do lugar na Zona Portuária do Rio de Janeiro
- Espaços culturais e processos de revitalização urbana: A Avenida Jerônimo Monteiro no Centro de Vitória- ES (1970-2018)
- Morfologia e coesão do espaço urbano
- Abordagem Experiencial e Revitalização de Centros Históricos: os casos do Corredor Cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego
- DESENHAR ESCOLA - um exercício coletivo do pensamento
- Um Estudo Tipológico das Transformações das Edificações Multifamiliares no Rio de Janeiro entre 1930 ne 2000: o caso do bairro de Botafogo
- As unidades de paisagem do COREDE Norte, RS: contribuição metodológica para o entendimento da rede de cidades pequenas
- Morfologia da transformação : Estudo das bordas urbanas do Município de Passo Fundo /RS
- O patrimônio cultural da agricultura familiar e o desenvolvimento das formas de agricultura alternativa: uma leitura a partir da paisagem rural do oeste catarinense
- Um estudo sobre narrativas de jovens moradores da Maré-RJ: Oportunidades para os territórios educativos
- INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos
- Urbanização e Paisagem: as transformações socioespaciais no oeste catarinense
- Gênese e transformações da habitação social na Bolívia: avaliação da produção habitacional do Estado em Cochabamba no século XX
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
- A escola e seu território educativo: estudo de caso na Ilha do Governador, Rio de Janeiro
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- A Inserção do Mobiliário Urbano Contemporâneo no Centro Histórico de São Luís/MA - Praça D. Pedro II
- O Mosteiro de Nossa Senhora das Graças em Belo Horizonte: um espaço sagrado de habitar na arquitetura de Francisco Bolonha.
- Casa e Jardim: A Revista e a Divulgação do Ideário Moderno na Década de 1950
- Os Ginásios Experimentais Cariocas no contexto da educação integral no Rio de Janeiro: O Lugar da arquitetura e da cidade
- Turismo Cultural e a preservação do Patrimônio de Lavras Novas, Ouro Preto, MG
- Relações entre desenho urbano e drenagem: Vargem Grande, cidade do Rio de Janeiro, RJ
- A capacitação para integração entre o desenho manual e o digital aplicada ao ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ
- O ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento do projeto: O caso da FAU-UFRJ
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- O processo participativo do projeto do Assentamento Vida Nova em Barra do Piraí-RJ: um olhar retrospectivo sobre o método implementado
- A poética das diferenças na obra de Robert Venturi e Denise Scott Brown
- Estilo Patrimônio: formação e consolidação de uma identidade nacional em São João del-Rei, Minas Gerais
- PROJETO BIOPARQUE: TRANSFORMAÇÃO DO JARDIM ZOOLÓGICO, PATRIMÔNIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
- Estrada de Ferro Teresópolis em Guapimirin-RJ : projeto de um percurso patrimonial
- A ocupação das encostas no Rio de Janeiro: morfologia, legislação e processos sócio-ambientais
- Feitos para cuidar: a arquitetura como um gesto médico e a humanização do edifício hospitalar
- A Influência das atividades comerciais no sistema de espaços livres urbanos: O caso da centralidade de Madureira – RJ
- O papel do pavimento térreo na forma urbana: um estudo comparativo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Avenida das Américas, na cidade do Rio de Janeiro
- Os espaços livres e a estruturação da paisagem: Uma avaliação das pracialidades no subúrbio ferroviário do Rio de Janeiro
- A transformação da paisagem em área de expansão urbana: planejamento em Vargem Grande no Rio de Janeiro
- A Produção da Habitação de Interesse Social no Distrito Federal e seus Rebatimentos nos Assentamentos Irregulares na Cidade Modernista: o Caso de Nova Colina
- Análise de Sistemas de Espaços Livres em Ambientes de Ensino e Pesquisa: Estudo Comparativo entre Campi no Rio de Janeiro
- Por Dentro de Copacabana: Descobrindo os Espaços Livres do Bairro
- O Bairro Popular: uma Análise sobre o Sistema de Espaços Livres Públicos e Privados no Bairro Popular - Cuiabá/MT - de 1948 a 2009
- A Produção da Arquitetura da Paisagem dos Espaços Livres Residenciais na Barra da Tijuca e Região Oceânica de Niterói: um Estudo Comparativo de Casos
- BELVEDERE III - Um estudo de caso sobre a influência do mercado imobiliário na produção da paisagem da paisagem e espaços urbanos
- Questões territoriais e transformações culturais: confrontações no sistema de espaços livres na APA-Guapimirim/RJ e seu entorno em suas diversas escalas
- Expansão urbana em áreas ambientalmente sensíveis: estudo do sistema de espaços livres na região administrativa de Guaratiba-Rio de Janeiro, RJ
- O Papel dos Parques Urbanos no Sistema de Espaços Livres de Porto Alegre-RS: Uso, Forma e Apropriação
Projeto
- Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental (CAPES PRINT)
- Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
- Cemitérios: lugar de dor, de luto e memórias paisagísticas
- A forma-jardim e a arquitetura de paisagens: práticas socioespaciais e hibridismos culturais
- Sistemas de espaços livres de edificação - procedimentos metodológicos de avaliação e de proposição
- Arquitetura da paisagem: aspectos morfológicos e ambientais
Grupo
- Ambiente-Educação - GAE
- Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro - SEL-RJ
- Lugares e Paisagens - ProLUGAR
Atuação
- Docente Permanente do PROARQ (1994)
Professor(a)
- Mestrado Acadêmico PROARQ (1994)
- Doutorado PROARQ (2004)