Currículo Lattes | ORCID I Researcher ID I Google Acadêmico
E-mail: magedias@fau.ufrj.br
Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Emérita da UFRJ. Membro do corpo de docentes Permanentes do PROARQ. Professora do MPPP do PROARQ. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura (PROARQ FAU-UFRJ) - ( 2014 - 2015). Diretora da FAU-UFRJ (1998-2002), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007).Graduada pela FAU-UFRJ (1972), Mestre em Educação pela FE- UFRJ (1983) e Doutor (2002) em Engenharia (Pesq. Operacional e Gerencia de Produção) pela COPPE - UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Arquitetura, desenvolve a pesquisa A Educação do Olhar: atributos geométricos da forma dos lugares, atuando principalmente na renovação didática do curso de arquitetura; na reformulação do ensino gráfico face às novas tecnologias; na busca de métodos de compreensão, análise, representação e geração da forma arquitetônica. Integra o grupo de Sistemas de Espaços Livres - SEL RJ, atuando em planos e projetos de melhoria do ambiente, natural e construído; na requalificação de espaços urbanos.
Teses e Dissertações
- SOB OS ARCOS DA BEIRA VALÃO ESTEREÓTIPOS DO EDIFICADO NA PAISAGEM DO CANAL CAMPOS-MACAÉ, CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
- O ESTILO SOB SUSPEITA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM ARCHIMEDES MEMÓRIA E LUCIO COSTA
- A RELAÇÃO ESPAÇO-CURRÍCULO: O EDIFÍCIO JORGE MACHADO MOREIRA E O ENSINO PARA O SÉC. XXI NA FAU/UFRJ
- O MUSEU PARQUE DA QUINTA DA BOA VISTA: GESTÂO ARQUITETURA E PAISAGEM
- OS JOGOS DIGITAIS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPACIAIS DOS ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO
- AFINAÇÃO DA FORMA: A METAMORFOSE ACÚSTICA NO ESPAÇO CÊNICO EXPERIMENTAL
- SOB AS CURVAS DE GEHRY: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS ARQUITETÔNICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM O ESCRITÓRIO GEHRY PARTNERS
- CAMINHOS INDICATIVOS PARA O ATENDIMENTO AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AGENDA 2030: A SUSTENTABILIDADE SOCIOCULTURAL NA ILHA PALM JUMEIRAH, DUBAI, EMIRADOS ÁRABES
- A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS ESCOLAS DE ARQUITETURA NO BRASIL: NOVAS ABORDAGENS
- Educação, reconhecimento e cidadania. Cartilha de Orientações para a Preservação do Patrimônio de Marechal Hermes, RJ
- A PRAÇA DA MANDALA: INTEGRAÇÃO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE COM O ENTORNO
- CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE MUNICIPAL DA QUINTA DA BOA VISTA: INTEGRAÇÃO COM O ENTORNO E A PROPOSTA PROJETUAL
- O reconhecimento do patrimônio cultural universitário da UNIRIO, RJ: uma contribuição do projeto paisagístico do Campus Pasteur 436
- Selecionando Arquiteturas: O consumo de imagens no Pinterest
- Casa Ateliê Carlos Scliar: projeto de reestruturação dos espaços culturais – Cabo Frio, RJ
- Buenos Aires – Rio de Janeiro: O infraestrutural e uma experiência em duas escolas de arquitetura
- POR AMBIÊNCIAS SENSÍVEIS NOS LUGARES DE NASCER. Percepção e subjetividade nos centros de parto normal
- Educação a Distância no Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Desafios e Possibilidades
- Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo
- As unidades de paisagem do COREDE Norte, RS: contribuição metodológica para o entendimento da rede de cidades pequenas
- A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA E O CAMPO PROFISSIONAL: UMA FERRAMENTA DE CONEXÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
- Grafite: transformando paisagens, criando lugares e contagiando pessoas
- Transformações e ressignificações espaço-temporais da paisagem territorial: o oeste catarinense na pós-modernidade
- Os Ícones do Porto Maravilha numa abordagem da Teoria Ator-Rede
- O valor e o caráter do edifício escolar: adequação de uso nas escolas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro - E.M. Gonçalves Dias, E.M. Barão de Macahubas e E.M. Sarmiento
- O Patrimônio Eclético no Rio de Janeiro e sua Preservação
- O Bairro Popular: uma Análise sobre o Sistema de Espaços Livres Públicos e Privados no Bairro Popular - Cuiabá/MT - de 1948 a 2009
- Análise de Sistemas de Espaços Livres em Ambientes de Ensino e Pesquisa: Estudo Comparativo entre Campi no Rio de Janeiro
- Diretrizes Metodológicas Projetuais e Construtivas para Habitação Unifamiliar tendo a Cobertura com Primeira Etapa
- O lugar do pátio escolar: Reunindo descobertas produzidas na observação de quatro escolas públicas no município do Rio de Janeiro
- A RECONSTRUÇÃO VIRTUAL NA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O caso Palacete Fellet
- Cartografando o ensino de projeto de arquitetura
- A escolha do ponto de vista na perspectiva: Estudo de caso nos três momentos de síntese do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ
- A Geometria Descritiva em Ensino de Arquitetura e Urbanismo e as Ferramentas CAD: diálogos possíveis
- O ensino da representação gráfica digital aplicada ao desenvolvimento do projeto: O caso da FAU-UFRJ
- A capacitação para integração entre o desenho manual e o digital aplicada ao ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ
- Sólidos Dinâmicos e o desenvolvimento da concepção espacial – O caso da disciplina de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ
- A geometria de Gaspard Monge: o método descritivo que prescinde da técnica da dupla projeção ortogonal e independe dos meios de representação
- A Geometria no ensino da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ
- As linguagens no estudo das composições volumétricas no Atelier Integrado I
- O ensino de expressão-representação gráfica nos Trabalhos Finais de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Atuação
- Docente Colaborador do PROARQ
Projeto
- Sistemas de espaços livres de edificação - procedimentos metodológicos de avaliação e de proposição
- Arquitetura da paisagem: aspectos morfológicos e ambientais
- A lógica computacional na análise, geração e representação da forma arquitetônica
- Plano Diretor 2030 UFRJ - GT1 - Diretrizes e Parâmetros Urbanos e Arquitetônicos
- A educação do olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares
Grupo
Professor(a)
- Doutorado PROARQ (2007)
- Mestrado Acadêmico PROARQ (2007)