Colóquios Proarq

12º Colóquio de Pesquisa PROARQ

04-10-2021

O QUE FOMOS, O QUE SOMOS: EXPECTATIVAS E PROPOSTAS PARA UM FUTURO EMERGENTE

Desde 1987 o PROARQ se mantém em constante evolução, buscando cumprir seus objetivos traçados e estimular cada vez mais sua produção científica e difusão de conhecimento científico e profissional, formando recursos humanos de excelência para a pesquisa, para a docência e para a gestão profissional em Arquitetura. Hoje, após 34 anos de percurso, e sendo um dos mais antigos Programas de pós-graduação da área, o PROARQ acena para a ampliação de suas redes de pesquisa e parcerias em âmbito local, nacional e internacional, reforçando o valor de seu conceito 6 CAPES. 

Muitos caminhos foram percorridos e oportunas mudanças nas Áreas e Linhas de Pesquisa foram assentadas no Programa, visando o constante alinhamento dos temas de pesquisa com a contemporaneidade e as premências. Nos perguntamos, então, neste momento: quem somos? O que conseguimos atingir? E, principalmente - como forma de contraposição e equilíbrio: o que fomos? Quais as relações mantidas e construídas para o fortalecimento do Programa e suas expectativas de continuidade?

O EVENTO:

A programação do 12º. Colóquio de Pesquisas do PROARQ – “o que FOMOS, o que SOMOS: expectativas e propostas para um futuro emergente” foi pensada, similarmente à edição remota realida em 2020, como uma ação contínua e bastante articulada, de modo a gerar maior engajamento do corpo social (interno ao PROARQ) e permitir o acesso em momentos diversificados do público externo, muito bem-vindo ao Colóquio neste cenário de vivência do mundo digital. Assim, os “encontros” estão programados para todas as quartas-feiras, entre 11 de agosto e 29 de setembro (fase 1 – palestras), e em dias específicos do mês de outubro (fase 2 - o “Colóquio de Pesquisas”, propriamente dito). 

A primeira fase foi dedicada a palestras e mesas-redondas organizadas pela Coordenação Adjunta de Extensão do PROARQ, visando integrar diferentes temas levantados pelas recentes pesquisas realizadas por docentes e discentes do PROARQ, através da ação e coordenação de docentes em cada um dos dias propostos. Nossa trajetória e nosso alargamento para o futuro estarão sempre presentes em cada uma das sessões, programadas da seguinte forma: 11 de agosto (mesa de abertura), de 18 a 25 de agosto (sessões coordenadas por docentes), de 01 a 15 de setembro (sessões coordenadas por docentes), 22 de setembro (programação com ações afirmativas) e 29 de setembro (mesa de encerramento da fase 1, com participação do Arq. Eduardo Souto de Moura).

A segunda fase foi realizada entre 06 a 13 de outubro, voltando-se para a divulgação das pesquisas em andamento ou já concluídas por discentes, egressos, estudantes de IC e pesquisadores do PROARQ, favorecendo assim o reconhecimento de nosso cenário atual, as perspectivas futuras e a autoavaliação do Programa. Nessa fase alguns dias, além das quartas-feiras, serão dedicados para palestras e outras ações.

Para maiores informações e acesso aos ANAIS, acesse o WEBSITE DO EVENTO